A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realizou a entrega das primeiras unidades de abafadores de ruído, desenvolvidos especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta terça-feira (18).
No total, serão distribuídas 500 unidades do equipamento, que terão por objetivo promover mais inclusão e qualidade de vida para pessoas no espectro. A entrega marcou a celebração do Dia Mundial do Orgulho Autista em Volta Redonda, que é comemorado anualmente em 18 de junho.
Segundo a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Eliete Vasques, os abafadores ajudam a diminuir o desconforto causado por ruídos intensos, facilitando o cotidiano e proporcionando mais conforto para quem é sensível a sons.
Eliete acrescenta que os abafadores serão distribuídos pela secretaria e em breve será divulgado pelas redes sociais como poderá ser feita a solicitação do equipamento.
"Vamos juntos tornar nossa cidade um exemplo de inclusão e cuidado, porque cada pessoa é importante e merece todo o nosso apoio e atenção", reforçou.
A mãe de um dos autistas a receber o abafador falou da importância de receber o equipamento doado pela prefeitura, considerando que muitas pessoas com TEA possuem alta sensibilidade aos sons.
"Com o equipamento a qualidade de vida dele vai melhorar quando estiver em alguns ambientes, porque às vezes é muito ruído. Creio que hoje, depois de 26 anos (de idade do filho), muitas portas vão se abrir. E isso é o mais importante", disse.
Dia do Orgulho Autista
O Dia Mundial do Orgulho Autista é uma iniciativa da organização britânica Aspies for Freedom (AFF) que também passou a ser celebrada no Brasil. Ela tem entre seus objetivos celebrar a neurodiversidade das pessoas do espectro autista, além de desfazer concepções negativas sobre o autismo.
Para isso, é promovida a conscientização de que o autismo não é uma doença e sim uma variação neurológica natural da diversidade humana que pode resultar em variadas concepções de pensamento, interação, mobilidade e processamento sensorial e cognitivo.