Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Incentivo a doação de sangue em Valença e Barra do Piraí

Ação juntou 40 doadores de sangue | Foto: Divulgação

A celebração dos 15 anos do Centro de Ensino e Pesquisa em Atenção Básica à Saúde (CEPABS), mantida pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), envolveu diversas ações relacionadas ao "Junho Vermelho" - campanha voltada ao incentivo à doação de sangue. Nesta terça-feira (18), foram realizadas atividades educativas em todas as Unidades de Saúde geridas pelo CEPABS em Valença e Barra do Piraí. Além disso, a FAA disponibilizou transporte em Valença para os interessados em participar das doações.

 

Detalhes do projeto

Segundo a diretora do centro, Ana Beatriz dos Reis Rodrigues, cerca de 40 doadores, incluindo colaboradores, alunos do UniFAA e moradores de Valença e Barra do Piraí, fizeram doações em Barra Mansa e Vassouras. Ela acrescenta que foram desenvolvidas atividades na Unidade Escola de Saúde da Família do bairro Cambota, em Valença, e que toda equipe do Projeto ProCuidar estava engajada nas ações.

Campeonato em Quatis

Neste domingo (23), a nova Arena Terreirão, no bairro Jardim Independência, vai receber a 5ª rodada do Campeonato Amador Society de Quatis. Os jogos começam a partir das 8h30. O campeonato terá as disputas: Gole Gole FC X Papa FC; São Joaquim X Copo Duplo; Joga Nada x Meia Boca Jrs; Terreirão FC X Quatis FC; Os Danados x Fúria FC.

Angra caminha para nova fase de Redução de Riscos

Vinte e seis comunidades da cidade serão priorizadas | Foto: Wagner Gusmão

Representantes da Defesa Civil de Angra dos Reis e da Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciaram a conclusão da primeira fase do Plano Municipal de Redução de Riscos nesta terça-feira (18). Vinte e seis localidades foram consideradas prioritárias nessa ação, que avançará para a segunda fase, incluindo sobrevoo de drones, mapeamento colaborativo e setorização de risco relacionado às comunidades. O plano, que teve início em abril, deve ser concluído em setembro de 2025. As informações foram transmitidas durante reuniões realizadas no auditório da Defesa Civil, com a presença de representantes civis e lideranças políticas.

 

Reunião e procedimentos

Segundo o coordenador do Plano, Anderson Sato, o objetivo da reunião foi fazer uma apresentação para as comunidades que estão sendo priorizadas, tanto na porção continental quanto na porção insular, na Ilha Grande. Ele ainda explica que a escolha das 26 localidades não foi fácil. "Primeiro, tivemos que priorizar o enfoque em relação aos deslizamentos, já que 98% dos óbitos em desastres, em Angra, estão relacionados aos deslizamentos. Fizemos também uma filtragem em mais de 100 áreas que oferecem riscos associados a deslizamentos", explica.

Participação de moradores

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr., destacou a importância da participação da sociedade civil nesse processo, permitindo que os profissionais técnicos conheçam as necessidades de cada bairro e trabalhem na prevenção dos efeitos dos desastres. "(A sociedade civil) vai mostrar aos profissionais técnicos quais são as necessidades dos seus bairros, na intenção de prevenir os efeitos de desastres. Nesse sentido, a Defesa Civil também tem um papel fundamental porque ela já tem o histórico de ocorrências dos bairros selecionados", explicou.