Por:

Poluição da CSN: Marina Silva fala de novo que irá visitar Volta Redonda

Ministra Marina Silva e vereador de Volta Redonda Raone Ferreira | Foto: Divulgação/Redes Sociais

Entre uma série de compromissos em Brasília, o vereador Raone Ferreira (PSB), de Volta Redonda, se reuniu, na última quarta-feira (19) com a Ministra do Meio Ambiente, Marian Silva. A principal pauta foi sobre a qualidade do ar na cidade, que é impactada pela poluição industrial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Durante a reunião, a ministra se comprometeu, de novo, a visitar Volta Redonda.

O encontro marca a terceira vez que o vereador se reúne com a ministra para solicitar a fiscalização presencial na cidade, para observação direta dos danos causados pela poluição da siderúrgica. "O compromisso é buscar soluções para uma cidade mais verde, sustentável e menos poluída", afirmou.

Na última reunião, o vereador entregou um relatório de 87 páginas para a ministra, detalhando a situação ambiental e os impactos da poluição. Desta vez, ele apresentou um ofício com dados atualizados sobre a poluição nos últimos meses, reforçando "a urgência de intervenções imediatas".

Entre as análises das emissões de particulados de maio, foi observado que em diversos dias, três estações registraram média de emissão acima dos padrões estabelecidos pela OMS-2021, segundo Raone. Os dados de junho, segundo o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tratados pela equipe técnica do gabinete do vereador, se mantiveram preocupantes nos bairros Belmonte, Retiro e Vila Santa Cecília.

Visita

Segundo informações, Marina reforçou o compromisso de visitar a cidade no segundo semestre de 2024, "o que só não aconteceu antes devido a vários eventos climáticos que aconteceram no país".

No entanto, esta não é a primeira vez que a ministra recebe o convite para conhecer de perto os problemas causados pela Usina Presidente Vargas (UPV). Em um evento do PT, em agosto do ano passado, o deputado federal Lindbergh Farias havia confirmado a visita. Em novembro, no entanto, sua assessoria de imprensa afirmou ao Correio que estavam aguardando a agenda da ministra.

Ainda, no mesmo mês do evento, o próprio deputado havia marcado uma conversa entre Raone e a Professora Fernanda, do PT, com Marina Silva. A pauta foi a mesma: ações imediatadas para enfrentar a poluição causada em virtude das atividades da CSN.