O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bernardo Rossi, esteve em Volta Redonda, nesta terça-feira, dia 25, logo pela manhã, para ver de perto as obras do programa "Limpa Rio". Ele e o deputado estadual Munir Neto, do PSD, foram até às margens do Córrego Brandão, na Vila Santa Cecília, uma área que fica alagada em época de fortes chuvas.
-Esse é o melhor período para realizar a Limpeza dos Rios, uma vez que não estamos no período de chuvas. Eu tenho certeza que Volta Redonda esta ganhando muito com esse serviço da nossa secretaria - declarou Bernardo Rossi, observando as máquinas que faziam a limpeza do Brandão.
O serviço, que é preventivo e tem a finalidade de evitar alagamentos, será realizado em outros córregos do município. Segundo o secretário de Obras, Jerônimo Telles, serão limpos os córregos: Cachoeirinha, dos Carvalho, São Geraldo, Ribeirão do Inferno, Cafuá, Vila Mury, União, dos Coqueiros, Brandão, Búgio, da União, dos Peixes, Secades e Aterrado.
-O Limpa Rio é mais um serviço maravilhoso do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Essas ações vão melhorar a qualidade de vida da população que acaba sendo prejudicada com os alagamentos. Já foram retirados mais de 30 caminhões de areia. Agradeço ao Bernardo Rossi e ao governador Cláudio Castro por estarem investindo tanto em nossa cidade e no Sul Fluminense - destacou o deputado estadual.
Limpa Comunidades
Rossi anunciou ainda que Volta Redonda receberá ainda o "Limpa Rio Comunidades", que atende lugares menores e estreitos onde as máquinas não conseguem entrar. Nestes casos, o serviço é feito manualmente.
No curto prazo que ficaram à beira do Brandão, Munir Neto aproveitou para falar com o secretário estadual de meio ambiente sobre o seu pedido para a construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água). "Está tudo certo para a obra?", indagou o deputado, na expectativa do secretário bater o martelo. "Calma, vamos ver", disse Rossi, e emendou: "Mas é quase certo".
A ETA foi reivindicada pelo prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, que recebeu a visita do secretário Bernardo Rossi em seu gabinete, por volta das 10 horas, antes de ele seguir para a Vila Santa Cecília. Foram discutidos ainda outros projetos para o município, incluindo o problema da poluição ambiental causada pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).
Na segunda-feira, Neto emitiu uma nota, afirmando que a situação chegou a níveis insustentáveis no município e cobrou agilidade da empresa na implantação de equipamentos que reduzam a emissão do chamado "pó preto", que invade a cidade com mais intensidade a cada dia.
Programa Limpa Rio
O programa Limpa Rio tem como uma das principais finalidades realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos em todo o Estado do rio. Ou seja: contempla os 92 municípios. São retirados sedimentos dos rios e feita a destinação ambiental correta.
Ao retirar estes sedimentos, que acabam retendo a água em alguns pontos, o corpo hídrico tende a seguir seu curso de forma mais fácil. O intuito é mitigar o impacto negativo dos períodos de grande chuva no estado e evitar enchentes, que acabam se tornando comuns no verão. Além disso, os riscos de alagamento reduzem de forma significativa.