Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Prado anuncia Hospital da Fundação Oswaldo Aranha

Evento de lançamento do novo hospital será em julho | Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Aranha (FOA) está com data marcada para bater o martelo e anunciar o novo Hospital da Fundação Oswaldo Aranha, o H-FOA. A nova estrutura será no antigo Hospital Hinja, localizada no bairro Jardim Amália, em Volta Redonda. O coquetel de lançamento acontecerá no dia 05 de julho, às 19h, no Auditório William Monachesi, no Campus Universitário Olezio Galotti. O presidente da FOA, Eduardo Prado, afirmou com exclusividade para o Correio em 2023 de que estava em tratativas para a compra do hospital.

 

Espaço humanizado

Em entrevista, o presidente da FOA afirmou que o objetivo principal da aquisição do hospital seria contribuir para atender as demandas de saúde de Volta Redonda, tanto pública quanto privada. Ainda, afirmou que o espaço seria adequado para os estudantes dos cursos de saúde, como também para os médicos e demais profissionais, com atendimento humanizado e dedicado ao acolhimento.

Repúdio a PEC das praias

A Câmara de Angra dos Reis aprovou, nesta última terça-feira, dia 25, uma moção de repúdio à proposta de emenda constitucional conhecida como PEC das Praias. A justificativa foi apresentada pelo vereador Mascote durante a sessão. Outro vereador que também comentou sobre o caso, foi Charles Neves, que aproveitou o tema para pedir a despoluição da praia na Jacuecanga.

Quinto quer acessibilidade comunicativa às mulheres

Edson Quinto diz que lei ajudará vítimas de violência | Foto: Divulgação

A Câmara de Volta Redonda aprovou, na semana passada, o projeto de lei do vereador Edson Quinto (PL), que garante acessibilidade comunicativa às mulheres com deficiência auditiva e/ou visual, vítimas de violência doméstica e familiar. Edson Quinto quer assegurar a essas mulheres serviços de proteção e apoio de forma eficaz e inclusiva. A proposta agora segue para sanção ou veto do prefeito Antônio Francisco Neto. "A barreira da comunicação dificulta o pleno exercício dos direitos a inclusão social e a cidadania e no caso de mulheres com deficiência, elas têm, inclusive, dificultado o enfrentamento das violências", disse.

 

Curso para servidores

O projeto de Edson Quinto prevê ainda que a prefeitura de Volta Redonda possa realizar cursos de capacitação para servidores que atuam em setores de acolhimento às mulheres vítimas de violência. "O projeto visa proporcionar apoio incondicional à mulher em situação de violência doméstica ou familiar, especialmente às mulheres com deficiência, considerando a sua vulnerabilidade e as barreiras comunicativas que, não raras vezes, as impedem de buscar o apoio necessário, o que justifica a importância deste projeto", concluiu Quinto.

Eletronuclear tem paralisação

Funcionários da Eletronuclear encerram nesta quinta-feira, dia 27, a paralisação iniciada na terça-feira, dia 25, no complexo nuclear de Angra dos Reis, na região da Costa Verde. Os empregados estão em campanha salarial pelo acordo coletivo de trabalho deste ano. Na sede do Rio, os funcionários também paralisaram as atividades na terça. A direção da Eletronuclear divulgou nota informando que a paralisação não afeta a operação nem a segurança das usinas da central nuclear de Angra, visto que as atividades essenciais estão mantidas.