Semana do Meio Ambiente tem programação diversa na região

Unidades de preservação e Mata Atlântica estão incluídas em programação ambiental

Por

Plantio às margens do Rio Bananal entre as ações para lembrar a Semana do Ambiente

Por Redação

Na Semana do Meio Ambiente, as regiões do Médio Paraíba e do Sul Fluminense promovem uma série de eventos para lembrar o motivo da data. Em Barra Mansa, o Parque Natural Municipal de Saudade, uma unidade de conservação e possui uma vasta área preservada com recursos naturais, foi escolhida para iniciar a programação.

Alunos do 7º ano do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable participaram de um encontro promovido pelo Grupo Técnico Educação Ambiental, coordenada pela professora Renata Mazza.

Na terça-feira, dia 04, foi feito um pantio às margens do Rio Bananal com a participação dos funcionários da Secretaria municipal de Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável. A promacação segue até sexta-feira, dia 7, quando ocorre o "Mutirão do Meio Ambiente".

Atividades para
todos os gostos

Volta Redonda a campanha foi iniciada com uma palestra e oficina de pintura no Zoológico Municipal (Zoo-VR), uma antiga área de lazer que atrai moradores de toda a região, principalmente nos finais de semana. Na terça-feira, dia 04, foi a vez da trilha na Área de Relevante Interesse Ecológico da Floresta da Cicuta.

Na na quarta-feira, dia 05, de volta ao Zoo-VR, haverá plantio com crianças PCDs (Pessoas com Deficiência) e oficinas a partir das 13h. Mais tarde, às 18h30, será realizado o "Fórum Mesa Volta Redonda: A questão ambiental no Sul Fluminense", na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Volta Redonda - responsável pela organização do evento. O secretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Silva de Azevedo, dará uma palestra com o tema "Ações para controle ambiental em Volta Redonda".

Na quinta-feira, dia 06, a Universidade Federal Fluminense promove, a partir das 8h, o Seminário de Meio Ambiente e Direito, com a realização de diversas palestras. A equipe da Secretaria de Ambiente participa como convidada. Na sexta-feira, dia 07, a atração fica por conta de uma visita guiada ao Zoológico Municipal, marcada para as 9 horas da manhã.

O último dia da Semana do Meio Ambiente será no domingo, com o "Pedal, Caminhada e Corrida pelas Águas", na Avenida Almirante Adalberto Nunes, a Beira-Rio. A programação será encerrada na Ilha São João, onde acontece a partir das 9h a feira de adoção "Família Animal", além da "Caminhada do Amicão".

Peixes no Rio Paraíba

Em Resende, o Rio Paraíba do Sul foi o alvo da campanha ambiental. Na terça-feira, dia 4, foram soltos 3,5 mil peixes do tipo Grumatã, Piabanha, Lambari do rabo amarelo e Cauda Branca no rio. O Grumatã e o Piabanha, inclusive, correm risco de extinção.

Detalhe: Os peixes são oriundos do Banco Genético Vivo de espécies ameaçadas de extinção da Bacia do Rio Paraíba do Sul, sediado no Projeto Piabanha, que fica localizado em Itaocara, no Rio de Janeiro. O peixamento está incluso na programação da Semana do Meio Ambiente em Resende, que terá atividades até a próxima sexta-feira.

Mata Atlântica,
mais coração e
menos cérebro

"As pessoas precisam entender a importância da mata atlântica com o coração, e não com o cérebro",alerta Chico Schnoor, coordenador geral do Caminho da Mata Atlântica, trilha de mais de 4.000 km que cruza a Serra do Mar, ligando o Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

O trajeto, que passa por por cinco estados brasileiros, 132 municípios e mais de 130 unidades de conservação, tem o propósito de fortalecer o ecoturismo e engajar a sociedade na proteção do bioma mais devastado do país.

"Você só sente uma conexão real com a natureza quando está dentro na mata, observando a floresta ao seu redor enquanto descansa, tomando um banho de cachoeira ou assistindo ao pôr do sol", diz Schnoor.

Na Costa Verde, as belezas da Mata podem ser apreciadas de perto. No Parque Nacional da Serra da Bocaina, por exemplo, que vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, são incontáveis as mararilhas, com praias, rios, cachoeiras, picos e mirantes.

Seus principais atrativos turísticos são o Caminho de Mambucaba (ou Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade, a Pedra da Macela e a Praia do Caixa D'Aço.

Outros pontos turísticos importantes são a Cachoeira da Melancia e a Praia do Meio, ambas em Paraty, na Costa Verde. Durante o passeio pela região, turistas também têm contato com o artesanato e a culinária das populações caiçaras.

Voltando para as Agulhas Negras, no Médio Paraíba, fica o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro criado no Brasil, localizado na Serra da Mantiqueira abrange os municípios de Itatiaia e Resende. Tem como principal atração o Pico das Agulhas Negras, quinto ponto mais alto do país.

Ao todo, são mais de 120 km de trilhas, incluindo trajetos acessíveis para pessoas com deficiência, na parte baixa do parque. Para ter contato com as comunidades locais, que trabalham com artesanato, confecção de roupas e gastronomia típica, é preciso ir até a parte alta.

Outras atividades buscadas no local são ciclismo, escalada, acampamento e observação de animais. Uma natureza que encanta e pede preservação, em um país tão rico em belezas e riquezas naturais.