Angra 1 recebe Missão SALTO da Agência Internacional de Energia Atômica
Avaliação global de segurança irá abordar diretamente a extensão da vida útil da unidade
A usina Angra 1 recebe, entre os dias 4 e 13 de junho, a Missão SALTO da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), denominada Safety Aspects of Long Term Operation (LTO), cujo objetivo é realizar uma avaliação global de segurança que aborda diretamente a estratégia e os elementos-chave para uma operação estendida segura das usinas nucleares.
A missão vai abranger áreas como organização das atividades de gestão do envelhecimento e LTO (em português, Operação de Longo Prazo); definição do escopo, programas da planta e programa de ações corretivas; gestão do envelhecimento de ESC (Estruturas, Sistemas e Componentes) mecânicos, elétricos e de I&C (Instrumentação e Controle) e de estruturas civis e gestão de recursos humanos, competências e conhecimento para LTO.
O calendário da Missão SALTO foi iniciado em 2013 e passou por diversas etapas preparatórias antes do evento principal. Os três métodos para obter informações serão os seguintes: revisão de documentos e materiais escritos, entrevistas e discussões com representantes da Eletronuclear e observações diretas das condições físicas da planta.
A revisão terá como base os padrões de segurança da AIEA e é considerada um passo importante dentro do objetivo da Eletronuclear em concluir a extensão da vida útil de Angra 1.
Como resultado, a agência internacional poderá fazer recomendações, sugestões, encorajamento e identificação de boas práticas e bons desempenhos, que servirão de auxílio, mas sem substituir o trabalho realizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), responsável por definir a licença de operação da unidade por mais 20 anos.