Cheiro de granja atinge Pinheiral
Por Lanna Silveira
Os moradores de bairros próximos à linha férrea de Pinheiral, na entrada da cidade, podem sentir um odor forte, que remete ao cheiro de um galinheiro, quase diariamente.
Apesar de parecer que o cheiro vem de algum local próximo à área, sua origem é uma granja localizada em Barra do Piraí, município vizinho.
Tal informação foi confirmada pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, que afirmou estar ciente do alastramento do cheiro pela cidade e esclareceu que já existe um processo em andamento no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) que aponta os danos causados pelo odor.
Devido à granja não estar instalada em Pinheiral, a gestão municipal declarou que não possui autoridade para tomar ações diretas para resolver o problema.
Contudo, as equipes estão acompanhando o processo já levantado, e afirmou que espera que as devidas providências sejam tomadas pelas autoridades competentes.
Segundo informações da Secretaria de Agricultura de Barra do Piraí, a questão não está sob responsabilidade da administração municipal.
A empresa responsável pela granja não foi identificada pelas declarações das prefeituras de Pinheiral e Barra do Piraí.
Cheiro constante
Os relatos de moradores de Pinheiral apontam que a presença desse odor na cidade é antiga, sendo notada pelos residentes há mais de 20 anos.
"Antes de morar aqui, fiz uma visita à casa de uma prima e lembro que passei o fim de semana inteiro enjoando por causa do cheiro" contou uma moradora, acrescentando que, atualmente, sente mais o odor quando faz o trajeto de Volta Redonda para Pinheiral, principalmente a noite.
Outros moradores também afirmaram que, com o passar dos anos, o cheiro forte passou a chegar na cidade nos períodos noturnos.