Região discute planos para enfrentar problemas climáticos

Por

Representantes de municípios da região discutem problemas climáticos

Municípios do Médio Paraíb participaram na noite de quarta-feira, dia 12, da "Jornada dos ODS" (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat), em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. A oficina aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Resende.

O secretário municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa, Rodrigo Viana, destacou o foco da palestra e ressaltou sua importância.

"O objetivo da oficina foi transmitir as ações e programas para o público, além de apresentar os desafios prioritários na produção de Cidades Resilientes e Sustentáveis. É fundamental debater pautas que garantem a prevenção e o planejamento ambiental buscando solucionar os problemas causados pelas mudanças climáticas que vêm assolando várias regiões ao longo dos anos", disse.

O engenheiro e gerente de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos, Caio Herman, relatou os benefícios do encontro para os servidores da Pasta, frisando que, certamente, vai elevar o nível do trabalho exercido.

"Foi muito importante a nossa participação no evento, pois, pudemos interagir e entender também as necessidades dos outros municípios. Os organizadores nos propiciaram condições para conhecer melhor temas relevantes da agenda global, metodologias da ONU e educação ambiental climática. Todos os envolvidos estão de parabéns", concluiu.

Cidades resilientes

Em parceria entre Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e ONU-Habitat irá construir planos de ação coletivos envolvendo os 92 municípios fluminenses. Nove cidades foram escolhidas por serem mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos observados nos últimos anos: Petrópolis, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Friburgo e Teresópolis.

A iniciativa é dividida em três trilhas de atuação, todas baseadas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A previsão é de que os planos sejam realizados e entregues até o final do próximo ano.

A Jornada dos ODS será realizada durante todo este mês e vai até julho nas cidades de Paraíba do Sul, Petrópolis, Angra dos Reis, Mangaratiba, Piraí, São João da Barra, Itaperuna, Macaé, Cabo Frio, Nova Friburgo e Itaboraí. Nela, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor temas relevantes da agenda global, metodologias da ONU e educação ambiental climática.