Parque do Itatiaia registra -9,2 graus, a menor temperatura deste ano

Por

Parque Nacional do Itatiaia registrou a mínima de -9,2 graus

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia registrou e menor temperatura do país na madrugada desta quinta-feira, dia 13, às 4h59min: -9,2C. A temperatura foi registrada em uma estação instalada no alto do parque, que abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território.

Em 2012, a equipe do Parque Nacional do Itatiaia, gerido pelo Instituto Chico Mendes neve itatiaiade Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou no dia 26 de setembro, neve na área mais alta da unidade de conservação, com temperatura de -9° C. O fenômeno meteorológico ocorreu pela conjunção de elevada umidade com a baixa temperatura. Segundo os registros do parque, há anos esse fenômeno não ocorria em Itatiaia. O último registro de neve havia sido feito em 1988. Entre os anos de 1985 e 1988, nevou no parque e houve uma verdadeira corrida de visitantes ao local. O fato chegou a ser noticiado no Jornal Nacional, na época.

De acordo com institutos metereológicos, a temperatura média anual no Parque é de 11,4°C, sendo janeiro o mês mais quente (13,6°C) e julho o mês mais frio (8,2°C).

Turistas de todo o país

A unidade é visitada por turistas de todo o país e está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Uma das atrações é justamente um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Mas, guias turísticos, alertam que é preciso fazer a visita sempre acompanhado para evitar acidentes. Só para se ter uma ideia da beleza na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios.

E mais: a área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do Rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio.

Já a parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque.