Novo Centro de Inclusão Produtiva é inaugurado no bairro Jardim Vila Rica

Por

Unidade promove a autonomia econômica dos usuários

Mais uma unidade do Programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) foi entregue na tarde desta segunda-feira, dia 24, em Volta Redonda. O novo Centro de Inclusão Produtiva (CIP) Cláudio Gomes de Albuquerque Lima, que passa a funcionar no bairro Jardim Vila Rica (Tiradentes), entre 08h e 17h.

A implantação do terceiro CIP fortalece o objetivo do programa de promover a autonomia econômica dos usuários, formando grupos de produção autogestionários, preparando para o empreendedorismo ou para o mercado de trabalho. A nova unidade vai ofertar as oficinas de Cabeleireiro, Trancista, Designer de sobrancelhas, Estética (Massagem relaxante), Manicure, Corte e costura, Artesanato, Garçom e Culinária (Panificação e Confeitaria).

O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que o novo CIP é mais um investimento nas áreas de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, que ajudam a colocar nosso município como referência em assistência social.

"Volta Redonda foi finalista na categoria 'Inclusão Produtiva' na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora de 2024. E esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Investindo em ações que abrem oportunidades para ganhar dinheiro, a renda familiar aumenta, gerando crescimento econômico para a cidade", afirmou Neto, lembrando que o município ficou entre os dez do país com os melhores projetos na categoria "Cidade Empreendedora" do Prêmio Sebrae.

O deputado estadual Munir Neto, que esteve à frente da secretaria de Assistência Social por quase 15 anos, reforçou a importância do projeto, iniciado em sua gestão na Smas.

"A Inclusão Produtiva traz autonomia para os nossos usuários e muda a realidade das suas vidas. Ser capacitado para atuar como empreendedor individual ou para o mundo do trabalho promove mudanças individuais que refletem em toda a sociedade", disse Munir.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, ressaltou o crescimento do Programa de Inclusão Produtiva, que acontece em todos os 35 Cras do município.

"A unidade aqui do Vila Rica vai atender diversos bairros como a região do Roma, Jardim Amália, Conforto, Água Limpa, por exemplo. O CIP funciona como 'porta de saída' da assistência, garantindo que o usuário da assistência consiga gerar renda", explicou Branca, fazendo um agradecimento especial e toda equipe da Smas.