Por Redação
A empresa TAV Brasil tem até o final de dezembro para apresentar à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) os estudos de viabilidade do trem de alta velocidade, conhecido como Trem-Bala, que fará a ligação entre as capitais do Rio e São Paulo. Conforme o cronograma apresentado, as desapropriações devem ser finalizadas até dezembro de 2025 e o início da operação está prevista para junho de 2032.
O trem proposto poderá atingir a velocidade de 350 km/h, permitindo ligar o Rio e SP em 1h30. Inclusive, já existe um mapa ferroviário da região a ser explorada em análise, que sugere duas paradas no trajeto: em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).
Conforme o documento oficial, inicialmente, a TAV Brasil protocolou um requerimento para poder construir e explorar a estrada de ferro com extensão estimada em 380 km, para o transporte de passageiros. Entretanto, há expectativas para o projeto ser ainda maior.
"Posteriormente, poderá haver a criação de novas estações, a partir e de acordo entre as prefeituras dos municípios que serão conectados pelo TAV", menciona o trecho do documento.
Projeto ambicioso
Tido como um dos projetos mais ambiciosos do Brasil, o custo estimado para colocar o trem-bala em operação é de nada menos do que R$ 50 bilhões. Diante da cifra, um dos maiores desafios é obter o financiamento.
Segundo informações da TAV, os acordos de confidencialidade estão sendo firmados com grupos internacionais. Seis deles já estariam bem encaminhados. Outra aposta para obtenção de recursos é o chamado Mercado Verde, direcionado justamente para projetos sustentáveis.
Outro desafio é com relação às desapropriações que precisam ser feitas ao longo do traçado. A empresa já teria iniciado conversações com as prefeituras neste sentido.
Sem recursos federais
Discutido há décadas no país, o projeto do trem-bala não é nada fácil de entrar nos trilhos e o próprio ministro dos Transportes, Renan Filho, admite o fato.
"Ele custa R$ 50 bilhões. O nosso orçamento para investimentos, que é o maior da Esplanada, é de R$ 16 bilhões", explicou Renan, acrescendo que o governo concedeu autorização para o projeto.
-O trem-bala é uma autorização. Eu não tenho responsabilidade de fazer, quem tem é o setor privado. Se ele for lá para o fundo árabe de investimento e quiser botar dinheiro, ele faz. A experiência internacional mostra que a construção de trens de alta velocidade não se viabiliza apenas com investimentos privados - declarou o ministro, em entrevista à Folha de São Paulo, em fevereiro deste ano, logo após a TAV Brasil conseguir a licença para o projeto.
A autorização para a TAV do Brasil tocar o projeto foi dada pela ANTT em 22 de fevereiro do ano passado. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União", após ter sido aprovada pelos diretores da agência. Os diretores entenderam que a empresa preencheu todos os requisitos para obter a autorização para construção da ferrovia. A autorização, no entanto, não significa que o projeto vai sair do papel.