Por:

Engenheiro Passos ganha 17 pontos de wi-fi gratuito com 'Resende Inteligente'

Novo sistema vai beneficiar mais de 8 mil moradores | Foto: Divulgação/PMR

A prefeitura de Resende inaugurou nesta terça-feira, dia 02, o projeto Resende Inteligente no distrito de Engenheiro Passos. O novo serviço visa levar internet gratuita e de boa qualidade aos moradores da localidade, tornando Resende mais tecnologicamente conectada e integrando os ambientes das diferentes áreas municipais.

Para atender ao distrito de Engenheiro Passos, utilizou-se da rede de fibra óptica de 19,5 km, que vai até a Cidade Alegria, e implementaram uma nova rede sem fio a uma distância de 19 km através de rádio comunicação, transformando a internet fibra óptica em rádio e conectando 17 espaços municipais do distrito de Engenheiro Passos ao projeto Resende Inteligente. Todo o percurso do link é de 38,5 km.

Com isso, serão mais de oito mil moradores beneficiados pela implementação de internet gratuita nas praças, departamentos públicos e áreas de lazer.

Os locais atendidos pela expansão da rede: Administração Regional; CETEP; praças 1 e 2, da Cohab e do Centro; base do SAMU; Estação Ferroviária; Escola Municipal Augusto de Carvalho; Creche Rubens Lamin; Posto de Saúde da Família Engenheiro Passos; DPO; centros de Fisioterapia e de Especialidade Clínica; Balneário; Ginásio do Centro e Campo Society.

De acordo com a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação, a estrutura própria da Prefeitura de Resende consiste em quase 20 km de fibra óptica lançados em 65 prédios conectados (Educação, Saúde, praças e próprios administrativos); provedor de internet para 1Gbit distribuídos entre prédios públicos e praças; um datacenter, com alta capacidade para hospedar as soluções da gestão municipal; e uma fábrica de software com 17 aplicações desenvolvidas e customizadas.

- A instalação do novo sistema de internet do Projeto Resende Inteligente em Engenheiro Passos foi um desafio para todos, pela complexidade da ação e distância entre os pontos de conectividade dentro de Resende. Conseguimos concluir todo o processo e proporcionar mais eficiência nos serviços prestados - disse Márcio de Souza Silvestre, superintendente municipal de Tecnologia da Informação.

Para que os moradores consigam ter acesso a internet, basta acessar a rede wi-fi no celular, tablet ou notebook e fazer um cadastro com usuário e senha.