Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Visita pacientes é regulamentada por lei em VR

Vereador Hálison Vitorino é autor do projeto de lei | Foto: Divulgação/PMVR

A visitação a pacientes internados em hospitais da rede pública em Volta Redonda agora passa a ser regulamentada por lei. A iniciativa do vereador Hálison Vitorino, do Republicanos, tem como objetivo legitimar o direito do contato entre paciente e familiares. "Decidimos registrar em lei para que essa conduta seja mantida, humanizando o tratamento e, consequentemente, aperfeiçoando a recuperação do paciente", ressaltou o vereador. Neonatais, UTIs e de cuidados intermediários, deverão permitir o acesso de, pelo menos, um familiar do internado em hospitais da rede pública.

 

Regulamentos das visitas

Ainda, segundo a lei, caberá às unidades definirem e informar, em local de fácil visibilidade, o horário de visitação, que deverá ocorrer diariamente e, em período não inferior a trinta minutos. Caso a visita seja impedida, seja por necessidade logística do hospital, ou necessidade do paciente, a unidade de saúde deverá disponibilizar outro horário, após o término da condição que impediu o acesso.

Recuperação de pacientes

O vereador, por fim, enfatizou a importância das visitações para recuperação dos pacientes em internação. "O visitante tem uma importante função dentro do contexto de vida do paciente. A visita além de manter a inserção social do doente durante a sua internação, permite que o visitante aprenda algumas técnicas que serão de grande valia para a continuidade dos cuidados em casa", concluiu.

Deputado fala sobre atraso da UPA Santo Agostinho

Jari publicou vídeo em suas redes sociais sobre o caso | Foto: Divulgação

O deputado estadual Jari Oliveira, do PSB, retornou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Santo Agostinho, em Volta Redonda, para acompanhar o andamento das obras no local. O atraso na reforma, que começou em fevereiro de 2023, vem prejudicando o atendimento à população. "Estive mais uma vez na unidade, que passa por reforma em Volta Redonda. A demora na entrega da UPA Santo Agostinho é motivo de preocupação e indignação para a população que depende do serviço. As reclamações do moradores são recorrentes e vou seguir cobrando a entrega das obras e a retomada do atendimento", disse.

 

Reforma chegou a R$ 2,85 mi

A reforma na unidade começou em fevereiro de 2023 e depois de dois aditivos no contrato, devia ter sido entregue em novembro. Em maio de 2024, houve a rescisão contratual com a empresa que executava a obra e a obra segue sem conclusão. "Assim, o atendimento continua sendo realizado em local precário, no prédio da Faetec, prejudicando o serviço prestado à população", disse o deputado. As intervenções contaram com investimentos de R$ 2,85 milhões, com verba estadual. A previsão de término inicial era julho de 2023.

Pré-candidato a vereador em BM

O professor Giliade Lima (PL) lançou nesta terça-feira (02) sua pré-candidatura a vereador da cidade de Barra Mansa. O evento reuniu apoiadores e lideranças políticas no Espaço Cultural do Devanil, no bairro Cajueiros. O pré-candidato reforçou a importância da união para ter um representante da Região Leste na Câmara. "É fundamental, uma vez que aqui se concentra aproximadamente 19 mil eleitores com potencial para eleger 3 ou 4 vereadores. O momento é de unir forças, com o mesmo objetivo que é fortalecer nossa região", disse.