Por:

UniFOA inaugura novo hospital universitário

Evento contou com a presença de políticos da região e do estado, como o prefeito Neto, o deputado Dr. Luizinho e o senador Hiran Gonçalves, além de membros do corpo docente da universidade | Foto: Lanna Silveira/CSF

Por Lanna Silveira

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) realizou a inauguração de seu novo hospital-escola, o H.FOA, na noite desta sexta-feira (5). O centro médico foi instalado na propriedade onde, anteriormente, funcionava o Hospital Hinja, recebendo uma série de alterações estruturais que ainda estão em andamento.

Segundo o presidente do UniFOA, Eduardo Prado, um dos principais objetivos do H.FOA é impulsionar a educação oferecida aos alunos da área da saúde da universidade, oferecendo espaço para que eles realizem atividades variadas no hospital. A unidade também desenvolverá o primeiro programa de residência médica do centro universitário e planeja, futuramente, oferecer um cartão de saúde a seus usuários.

Mudança de direção

As conversas entre as direções do UniFOA e do Hinja para a aquisição da unidade hospitalar começaram no fim de 2022 e foram acertadas em 2023. Parte da verba utilizada para fazer as alterações necessárias no hospital foram adquiridas por meio da desapropriação da Creche Dauro Aragão e do Ambulatório UniFOA Dr. Leonardo Mollica.

Segundo Prado, os gastos com o H.FOA chegarão a ordem de R$ 40 milhões até dezembro de 2025. Até o momento, cerca de R$ 18 milhões já foram investidos em reformas e compras de equipamentos – entre eles, está o sistema da Vinci X, aparelho para cirurgias robóticas, que já foi utilizado pelo hospital em uma cirurgia realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também nesta sexta-feira.

Ainda existem projetos futuros a serem realizados no local, como a construção de um estacionamento, uma eventual expansão da propriedade, e outras revitalizações de pequeno e médio porte.

Lançamento

O evento de lançamento aconteceu no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, e teve a presença de membros do corpo docente do UniFOA e figuras políticas da região e do estado.

Entre eles, estavam os prefeitos de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; de Resende, Diogo Baileiro; Rio Claro, Babton Biondi; Quatis, Aluísio d'Elias; e Pinheiral, Ednardo Barbosa. O evento também contou com a presença do ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do deputado federal Dr. Luizinho, do senador Hiran Gonçalves, entre outros políticos e secretariados.

Durante seu discurso, Eduardo Prado expressou sua gratidão à família do ex-prefeito e ex-deputado Gotardo Netto por terem possibilitado que a universidade assumisse a direção do hospital.
Eduardo também enfatizou a parceria que o UniFOA possui com a Prefeitura de Volta Redonda, que não somente contribuiu para a concretização do H.Foa, como acarretou outros inúmeros projetos que contribuem tanto para o desenvolvimento do município quanto da universidade.

Por sua vez, Neto declarou ter certeza de que a nova administração conseguirá fazer avanços importantes na área da saúde municipal, especialmente na promoção de modernização e de uso dos avanços tecnológicos nas atividades médicas. “No momento que a gente vê os investimentos que já estão sendo feitos comprando robôs e modernizando as cirurgias, (o H.Foa) vai ser um ‘gol de placa’”, diz o prefeito.

Dr. Luizinho, que foi ressaltado por Eduardo como parte importante da aquisição do hospital, acredita que a iniciativa signifique uma mudança de patamar para o UniFOA, apostando que os serviços prestados transformarão a vida dos pacientes e de todos os profissionais de saúde envolvidos na equipe.

Por fim, Dr. Hiran Gonçalves, que também foi citado como essencial para o novo centro médico, apostou no potencial do UniFOA para alcançar um padrão de formação de alta qualidade a partir do uso do H.Foa, contribuindo para o aperfeiçoamento da medicina a nível nacional e garantindo que todos recebam bons atendimentos.

“O compromisso é prestigiar cursos de medicina com boa formação para evitar que haja uma medicina (sendo oferecida) pro rico e outra pro pobre”, concluiu o senador.