Por:

Resende promove caminhada por prédios históricos e relembra história

História contada em passeio pelo município de Resende | Foto: Divulgação/PMR

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza no sábado, dia 13, o projeto "Passeio Histórico" a partir de prédios, construções e monumentos. É uma oportunidade que os moradores têm de conhecer um pouco mais da história de Resende.

A caminhada é em comemoração aos 176 anos da elevação de vila à categoria de cidade, que é celebrada no dia 13 de julho. Em 1848, a Vila de Resende foi proclamada como cidade, dando início ao desenvolvimento do município. O ponto de encontro do passeio será em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, às 9 horas.

-O projeto foi desenvolvido pela equipe do Arquivo Histórico de Resende e o passeio tem como guia o seu diretor, ngelo de Paula. É uma maneira de incentivar não só os moradores da cidade, mas também os visitantes, de conhecer a riqueza cultural e histórica da cidade. Assim, em comemoração aos 176 anos de elevação, preparamos um percurso nos principais pontos arquitetônicos do Centro Histórico - explica o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.

Uma volta ao tempo

Em 1912, uma curiosidade que marca essa época é o tamanho da Vila de Resende, que ia da fronteira de São Paulo até pouco antes da Serra das Araras, além de fazer limite com Angra dos Reis e com Minas Gerais. Era terra a perder de vista!

Com o passar dos anos e com a criação de outras vilas, no entanto, Resende foi perdendo grande parte de seu território.

Indústrias começaram a ser instaladas em Resende na primeira metade do século XX, e, em 1940, a Academia Militar das Agulhas Negras é implantada na cidade. Mais tarde, a construção da Rodovia Presidente Dutra facilita o acesso e a comunicação entre o Rio e São Paulo, além de outros grandes centros.

Nos dias atuais, é considerada uma das cidades que mais cresce no Estado do Rio, Resende é hoje um município com vocação industrial que atrai a atenção de investidores e empresas de diversas partes do Brasil e do mundo pelas possibilidades que oferece. A principal delas é a sua localização e sua infraestrutura.