Por:

Barra do Piraí sinaliza com eleições acirradas em outubro

Eleições de outubro mostram cenário intenso no Sul Fluminense | Foto: Marcelo Camargo/ABr

Sônia Paes

A pré-candidata a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, do Solidariedade, ganha mais um reforço nesta sexta-feira, dia 12. O ex-prefeito Maércio e Almeida, que já vinha ensaiando a desistência de sua pré-candidatura à prefeitura, irá declarar oficialmente apoio a Kátia, que tem a seu lado também o Norival Júnior, o Dr. Júnior, ex-vice prefeito de Barra do Piraí. Ele formalizou apoio a pré-candidatura de Kátia Miki e de Cristiano Almeida, pré-candidato a vice na chapa, na semana passada. Detalhe: Dr. Júnior foi vice-prefeito de Barra do Piraí no governo do Maércio. Kátia fechou apoio do Republicanos, PSD e PDT.

A vereadora tem como padrinho os deputados estadual Munir Neto, do PSD, e o federal Áureo Ribeiro. Em torno de Kátia, formou-se uma verdadeira frente de oposição ao prefeito Mário Esteves, do MDB, no segundo mandato. Fazem parte do grupo os deputados estaduais André Corrêa (PP) e Jari Oliveira (PSB), aliado de Maércio, além do vereador Pedrinho ADL e o ex-vereador Cristiano Almeida.

Outros pré-candidatos à Prefeitura de Barra do Piraí são o delegado Antônio Furtado (União Brasil), Rafael Couto (MDB) e Cezinha do Mercado (PL). Furtado aposta no trabalho que fez quando esteve como titular da Delegacia de Barra do Piraí, durante cerca de um ano. A votação expressiva que Furtado teve em Volta Redonda, para deputado federal, na eleição de 2008, quando surfou na onda do ex-presidente Jair Bolsonaro, dá fôlego à sua campanha. O delegado, no PSL, na época, teve 104.211 mil votos. Somente em Volta Redonda, conseguiu 54 mil votos, sendo o mais votados no município. Em Barra Mansa, também foi o mais votado com quase mil 23 votos. Em Barra do Piraí, meros 4.219.

Isso, o entanto, não desanima Furtado, nem um pouco. Pelo, contrário. Assim como ocorreu no Sul Fluminense, ele está nas ruas 24 horas e faz a campanha de peito aberto, com duras críticas contra a administração municipal. Essa semana, o pré-candidato voltou sua metralhadora para a área da Saúde:

"Quando andei pelos distritos da cidade percebi que havia postos de saúde fechados, vi que alguns foram demolidos, ao invés de serem reformados, como no bairro São João. Enfim, um descaso que prejudica a população e a deixa impossibilitada de ter acesso à saúde próximo de suas casas", disse o delegado.

Furtado também chamou a atenção para o que ele classifica de caos na Santa Casa de Barra do Piraí. "Nos últimos três anos, os médicos deixaram de receber salário, o que resultou na falta de especialistas e até mesmo na impossibilidade de realização de exames mais complexos e cirurgias", concluiu.

Prefeito mantém suspense

O prefeito Mário Esteves, do MDB, continua sem revelar o nome de quem apoiará para pré-candidato à sua sucessão. na contramão, ele anunciou a pré-candidata a vice: Márcia Mariotini. O anúncio foi feito, no início de maio, em um evento no Royal Sport Club.

-Tenho plena confiança na trajetória de luta e na dedicação de Márcia, uma mulher que sempre defendeu apaixonadamente nossa cidade, mesmo sem ter tido a oportunidade de contribuir oficialmente. Sua determinação é inspiradora, e seu compromisso com nossa comunidade é inabalável. Márcia Mariotini, filha do saudoso ex-prefeito Walter Mariotine, carrega consigo o legado de sua família e a vontade genuína de fazer a diferença em nossa cidade - disse Esteves, na época, em uma postagem nas redes sociais.

PL e PT no páreo

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro vem com o pré-candidato Cezinha do Mercado. Com uma pré-campanha ainda tímida, o vereador é empresário e morador do distrito da Califórnia.

-Tomo esta decisão hoje como fruto de um processo que vem se desenrolando ao longo dos últimos 4 anos, quando exerci meu primeiro mandato como vereador e tive a oportunidade de ver o quanto nossa tão carente cidade sofre, e precisa de transformação em praticamente todas as áreas, por meio de um governante que esteja mais preocupado com as pessoas e com a qualidade do serviço público do que com a imagem do governo nas redes sociais - disse.

Cezinha vem com o respaldo do deputado estadual Anderson Moraes e toda a cúpula do partido. Na última eleição para prefeito, em 2020, Cezinha teve teve 30,55% dos votos, perdendo apenas para o prefeito Mário Esteves, que disputava à reeleição e venceu.

O PT de Luiz Inácio Lula da Silva aposta suas fichas em Gilberto de Souza, conhecido como Gilberto Bancário, nascido em Barra do Piraí. Ele é arquiteto urbanista, bancário e professor de Ciências Biológicas. Gilberto foi, por 30 anos, diretor do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense e tem sua principal base junto à categoria.

Confira os pré-candidatos

Cezinha do Mercado (PL)

Delegado Antonio Furtado (União Brasil)

Dr. João Camerano (Novo)

Dra. Nadja (PMB)

Gilberto Bancário (PT)

Katia Miki (Solidariedade)