Com a divulgação dos resultados neste mês, o município de Barra Mansa conquistou a 3ª posição na primeira edição do Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) no Estado do Rio. Em uma escala de 0 a 100, o município alcançou a nota 65,86, atrás apenas de Niterói e Rio de Janeiro, que obtiveram as notas 67,31 e 66,41, respectivamente.
Dos municípios do Sul Fluminense, Barra Mansa foi o único que conquistou a classificação 'relativamente forte' em comparação as outras cidades da região. Resende, por exemplo, teve a nota 64,02, enquanto Volta Redonda alcançou 63,20, que se enquadram em 'relativamente neutro'.
O IPS Brasil é o índice mais completo da realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país,que busca analisar o desempenho de municípios e estados para atender às necessidades básicas de seus cidadãos. A abordagem brasileira utiliza uma metodologia internacional adotada desde 2014 para elaborar o Social Progress Imperative (IPS Global).
A análise
A mensuração é composta por 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos. Dentre os indicadores utilizados estão: DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outros.
As variáveis foram agrupadas em um índice geral, com nota de 0 a 100, e índices para três dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior).
Os resultados também permitem revelar a relação com a média de produção e riqueza de um local distribuída por cada habitante, o PIB (Produto Interno Bruto).
O prefeito Rodrigo Drable enalteceu a conquista. "O IPS centraliza vários indicadores e mostra que estamos no caminho certo. Sempre há o que fazer para melhorar, mas esse resultado positivo dentro do estado nos motiva", afirmou o chefe do executivo.