Por:

Prefeitura classifica críticas à Saúde como inverídicas

Santa Casa de Barra do Piraí tem ação para aumentar doadores de sangue | Foto: Divulgação

A prefeitura de Barra do Piraí rebateu, por meio de nota, as críticas feitas pelo pré-candidato a prefeito, Delegado Antonio Furtado, a área da Saúde, na semana passada. "A Prefeitura de Barra do Piraí lamenta que já estejam antecipando o momento eleitoral, e de forma vil, trazendo informações inverídicas no município", inicia a nota.

-A atual gestão tem se comprometido incansavelmente com a saúde dos barrenses. Já chegou a aplicar cerca de 33% do orçamento no setor (o dobro exigido por Lei Federal), sendo a prefeitura que mais investe na Saúde do Sul Fluminense -afirma a prefeitura.

A nota fala aina que "os números creditam, ao momento atual, as melhorias neste sistema, que colocou Barra do Piraí como a quinta melhor em Atenção Primária na região, segundo dados do Ministério da Saúde, no programa Previne Brasil".

Recuperação de postos de saúde

A nota diz ainda que "jamais na história do município se investiu tanto na recuperação dos postos de saúde. Foram reconstruídos cinco novas Unidades Básicas (UBSs)".

-São, hoje, 22 equipes de Estratégia de Saúde da Família. Os três hospitais da cidade - nenhum deles municipal - passaram por intervenção. A Santa Casa teve 80% do seu prédio reconstruído; a Maternidade Maria de Nazaré - Pérola do Vale voltou a receber novos atendimentos e crianças voltaram a nascer no município com novo prédio; e a Cruz Vermelha passou a ser Hospital Especializado em Cuidados Prolongados, referenciado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, assistindo a todos os 92 municípios do estado - detalha a prefeitura.

"Todos os hospitais receberam investimentos em infraestrutura, como Centros Cirúrgicos e, como exemplo, o Arco C, um aparelho de última geração que possibilita cirurgias à distância. Mais à frente, um sonho que se tornará realidade: o novo hospital de Vargem Alegre está saindo do papel".

Reconstrução de hospital

A prefeitura afirma que graças a uma parceria com o Governo do Estado, um hospital está sendo reconstruído onde era uma casa psiquiátrica, parada há mais de 30 anos.

"Assim sendo, a Prefeitura de Barra do Piraí tem cumprido o seu papel ante aos desafios a que se submete, principalmente no tocante à Saúde", conclui a nota.

O anúncio do reinício das obras do hospital foram feitos em 2022 e a previsão é de que sejam construídos 350 leitos para atender à população, não só a de Barra do Piraí como também de todo o estado. Em junho do ano passado, foi divulgado que a obra estava orçada em R$ 15 milhões e seria feita por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde.