Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Trecho entre Piraí e Piracambi interditado para detonação

Pista de subida será bloqueada para detonações | Foto: Divulgação/CCR RioSP

A detonação das rochas na BR-116 para avanço das obras de duplicação da Serra das Araras acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, entre o trecho municipal de Piraí e Paracambi, no interior do Estado do Rio. Para a realizar a operação, a pista de subida com sentido São Paulo terá o tráfego interditado entre 11h30 e 13h30. A pista de descida não será interditada. Ainda, de acordo com a concessionária responsável, a CRR RioSP, o tráfego poderá apresentar lentidão devido as detonações e, em caso de chuva, os serviços de limpeza da pista para liberação do tráfego podem ser adiados.

 

Motocicleta clonada na Dutra

Uma equipe especializada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou nesta segunda-feira, dia 15, uma motocicleta clonada na altura de Resende. Ao analisar os sinais identificadores do veículo, foi verificado que o chassi e motor apresentavam sinais de adulteração, fora dos padrões originais da montadora do modelo Honda PCX 150, estacionada às margens da rodovia.

Veículo foi apreendido

A motocicleta estava sem retrovisores e com uma placa de papel do município de São Paulo. O dono, de 24 anos, informou aos agentes que havia comprado a moto no valor de R$ 9 mil, pagos via PIX para um homem de Itatiaia. Constatado o crime de adulteração, o condutor foi encaminhado para a 89ª DP de Resende e o veículo foi apreendido.

Grupo divulga cronograma antes de ato contra poluição

Grupo cantará parabéns em frente a prefeitura de VR | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Ao ritmo da música "Poeira", de Ivete Sangalo, o Movimento Sul Fluminense contra Poluição divulgou uma agenda para a semana, que antecede o ato de rua que farão neste domingo (21) contra a poluição provocada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Volta Redonda. Desde domingo (14), o grupo iniciou um cronograma de panfletagem nas feiras livres e nesta quarta, dia 17, no dia do aniversário do município, integrantes do grupo cantarão um parabéns - aliás, um 'PÓrabéns'- em frente a prefeitura, localizada no bairro Aterrado. Isso porque de acordo com Alexandre Fonseca, um dos fundadores do movimento, o governo municipal não intervém sobre o assunto.

 

Outras ações da agenda

Outra ação incluída para o dia do ato é o ensaio instrumental, que será feito na quadra Society do bairro Eucaliptal neste sábado (20). Em paralelo, o grupo também está com uma vaquinha online aberta para alugar uma carreata e a divulgação de um abaixo-assinado online com um princípio de aplicação do poluidor pagador, que, até o fechamento desta edição, contava com pelo menos 13.376 assinaturas. "É importante taxar quem polui, para a CSN poluir menos. Esse mecanismo já é previsto em lei há décadas" descreve o documento.

Painel de monitoramento

Quem também está engajado na pauta sobre a poluição da siderúrgica, é o vereador de Volta Redonda, Raone Ferreira. Ele lançou nesta segunda-feira (15) por uma live via YouTube a explicação sobre o painel de monitoramento Respirar.VR, que desmontra para a população a qualidade do ar da cidade. A transmissão buscou mostrar como funciona e as metodologias usadas para tratamento dos dados disponíveis, seguindo os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).