A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável registrou de janeiro a junho de 2024 uma diminuição no número de denúncias de crimes ambientais com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados, houve uma queda de 20% nas notificações, o que pode ter relação com a intensificação da realização de operações.
-Nos seis primeiros meses deste ano nós registramos 561 denúncias, enquanto no primeiro semestre do ano passado tivemos cerca de 710. O fato de termos reforçado as nossas fiscalizações e operações contribuiu muito para esse resultado, porém destacamos que a participação popular contribui muito para excelência do nosso trabalho - frisou o o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana.
De acordo com ele, operação em destaque atualmente visa prevenir e combater as queimadas. "Estamos realizando esse trabalho desde maio, alcançando bons resultados. Logo após o final do período de seca, previsto para setembro, nós teremos um balanço oficial da operação", informou.
A Secretaria de Meio Ambiente afirma que o crime de maus-tratos é a principal demanda da fiscalização ambiental do município. Os crimes praticados contra os animais continuam sendo o maior registro, sendo 236 atendimentos neste ano de 2024, seguidos de ocorrências envolvendo descarte irregular de resíduos com 94 ocorrências, e resgates de animais silvestres feridos ou em perigo, com 62 atendimentos.
- Para darmos sequência na repressão desses atos nós mais uma vez destacamos a importância da contribuição dos moradores - concluiu.