Por:

Águas das Agulhas Negras recicla óleo para reduzir emissão de gases

Projeto percorre escolas e faz conscientização de alunos | Foto: Divulgação

A concessionária Águas das Agulhas Negras recolheu, de janeiro a julho deste ano, com o projeto Trata Óleo, 21.565 litros de óleo de cozinha usado. O volume de óleo destinado para reciclagem corresponde a 216 piscinas olímpicas de água preservadas e mais de 73 mil quilos de emissão de gases evitados na atmosfera.

O Trata Óleo é uma iniciativa do Grupo Águas do Brasil que promove a reciclagem inteligente do óleo de cozinha usado, ação que contribui com a preservação ambiental e o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário.

Depois de reciclado, o óleo passa por um processo de purificação, eliminando restos de comida e demais sólidos para, então, ser destinado à produção de biocombustível. O óleo é matéria-prima para a produção de diversos produtos, como ração animal, sabão e tintura automotiva.

Água preservada

Cada litro de óleo coletado para reciclagem é relacionado à quantidade de água preservada e ao controle de emissão de gases poluentes na atmosfera e gera pontuação em ICMS ecológico para o município desenvolver ações de preservação ambiental. Estudos comprovam que um litro de óleo tem capacidade para poluir cerca de 20 mil litros de água. Além disso, o resíduo pode danificar as tubulações de esgoto, prejudicando os processos de coleta e tratamento do efluente.

"O Trata Óleo é reconhecido como uma importante iniciativa de coleta seletiva. Temos o apoio da Agência do Meio Ambiente de Resende e da Secretaria Municipal de Educação - disse Priscila Berbert, idealizadora do Trata Óleo e responsável pelo programa em Águas das Agulhas Negras

Ainda segundo ela, é feito um trabalho de forma conjunta para a conscientização da comunidade escolar, com mais de dois mil alunos sensibilizados pelo programa desde a sua implantação.

-Também contamos com o apoio dos estabelecimentos comerciais, seja na destinação do óleo usado por esses ou abrindo espaço para a instalação de Pontos de Entrega Voluntária que atendem a população residencial - explicou.

Mais informações sobre o programa e endereço dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no site www.trataoleo.grupoaguasdobrasil.com.br.