Por Redação
A novela sobre a mudança na empresa de ônibus que faz o transporte coletivo em Barra do Piraí tem outro capítulo. Dessa vez, com a participação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), prefeitura, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sindpass) e com Bamonte Transportes, que venceu a licitiação para fazer o serviço.
A reunião serviu para discutir de que forma os passageiros poderão utilizar os créditos inseridos no cartão vale-transporte para os ônibus da região. Ficou decidido que a partir de terça-feira, dia 23, os usuários poderão se ir ao posto do sindicato de posse dos dois cartões (do Sindpass e o novo da Bamonte) e pedir a transferência de parte ou todo o saldo.
O cartão do Sindicato deverá será entregue no local e em sete dias corridos estará disponível para retirada. Caso necessário, será disponibilizado para o usuário um cartão emergencial com o saldo que ainda restava no cartão original e que não foi objeto de solicitação de transferência para o cartão Bamonte, para que seja possível o seu uso nos ônibus intermunicipais que trabalham com o sistema Sindpass.
Entenda o caso
No mês de junho, o município decretou a caducidade do contrato de concessão com as empresas de ônibus responsáveis pelo transporte público em Barra do Piraí. Na mesma época, realizou a contratação emergencial da empresa Bamonte para operacionalizar o serviço até que o processo licitatório para contratação de novas concessionárias seja realizado.
Durante o período de transição, os empregadores já haviam depositado os créditos referentes ao mês de julho no cartão (vale-transporte) do Sindpass, responsável pelo sistema anterior de bilhetagem.
O caso acabou parando na Justiça, com ações impetradas pelo sindicato e pelo município. Após a reunião, o MPRJ informou que a solução alcançada extrajudicialmente, mas que continua acompanhando o desfecho do caso e mantém a ouvidoria como canal de denúncias.
As comunicações à Ouvidoria/MPRJ podem ser feitas pelo formulário no site do MPRJ ou pelos telefones 127. A ligação é gratuita dentro do Estado do Rio de Janeiro. Já pelo DDD 21, o número é 3883-4600. As queixas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 09h às 18h.