Por:

H.FOA de Volta Redonda comandou a primeira cirurgia robótica em paciente

A primeira operação foi para um procedimento oncológico | Foto: Divulgação/UniFOA

O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) realizou, nesta última sexta-feira (19), a primeira cirurgia oncológica com a utilização da plataforma robótica Da Vinci X na região, e também a primeira em um paciente privado, que sofria com um tumor de próstata. O procedimento foi bem sucedido.

A FOA anunciou, no início deste mês, a aquisição da plataforma e o início das intervenções cirúrgicas com o sistema robótico. De acordo com o cirurgião e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do H.FOA, Heitor Santos, as vantagens da cirurgia por robótica são inúmeras.

- O procedimento cirúrgico por robô diminui muito o índice de complicações em intervenções na próstata, como impotência sexual e incontinência urinária, quando comparada à cirurgia convencional ou por videolaparoscopia. A cirurgia foi feita pelo urologista e chefe do Programa de Cirurgia Robótica em Hospital da cidade do Rio de Janeiro e, apesar de ser uma cirurgia delicada, a plataforma Da Vinci X proporciona uma rápida recuperação e alta hospitalar rápida - explicou.

A cirurgia, que contou com o acompanhamento do cirurgião e equipe, ocorreu dentro do programado. "A equipe que forma o Comitê Robótico do H.FOA treinou exaustivamente e está altamente capacitada e executar qualquer cirurgia robótica", ressaltou Heitor.

H.FOA atende SUS

O H.FOA atende ao Sistema único de Saúde (SUS) e a primeira cirurgia, realizada no início deste mês, saiu de forma gratuita para o paciente, que se submeteu à retirada de uma hérnia abdominal.

Entre os benefícios da cirurgia robótica estão a maior precisão nos movimentos e tempo de recuperação mais curto, sendo que essa tecnologia permite realizar procedimentos cirúrgicos complexos com resultados aprimorados. A plataforma Da Vinci X atende a quase todas especialidades cirúrgicas, que vão do cérebro ao abdômen, sendo as principais de próstata, rim e hérnias abdominais.

Para o diretor do H.FOA, Leonardo Prado, a cirurgia robótica oferecida pelo hospital - também através do SUS -, mostra a democratização do acesso à tecnologia disponível nos melhores hospitais do mundo.

Sabemos que o investimento inicial da tecnologia robótica é alto, mas se levarmos em conta o tempo reduzido de internação e a diminuição das complicações decorrentes do procedimento, a economia será significativa por meio da menor carga sobre os recursos hospitalares", complementou.