A premiação 'Troféu Rio de Aço', organizada pela Aproaço (Associação das Indústrias Processadoras de Aço do estado do Rio de Janeiro), aconteceu na última quinta-feira (18).
O evento, conhecido como o "Oscar da Indústria Metalmecânica", foi sediado em Pinheiral, no sul do estado do Rio de Janeiro, contando com a presença de mais de 200 pessoas, incluindo diretores de indústrias, autoridades políticas e entidades representativas. O encontro também celebrou os três anos de fundação da Aproaço.
A premiação, que contou com o jornalista Diego Gavazzi como apresentador, teve a iniciativa de reconhecer as melhores iniciativas da indústria do aço.
A edição do evento contou com palestras do Diretor Executivo Comercial da CSN, Luis Fernando Martinez; do presidente da Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Picanço; do advogado e Consultor Jurídico da Aproaço, Dr. Ricardo Vollbrecht; do prefeito Ednardo Barbosa, além do Secretário Executivo da Aproaço, Haroldo Filho.
Vencedores
Ao todo, sete indústrias subiram ao palco receberam a estatueta de aço nas categorias de: Incentivo à Educação; Melhor Projeto Social; Melhor Ação Sustentável; Práticas Inovadoras de RH; Investimentos em Publicidade e Propaganda; além da categoria especial; Mulheres de Aço, que premiou empresas que possuem apenas mulheres à frente da gestão.
O grande vencedor da noite foi o grupo Cinbal/Incoflandres, levando para a casa dois troféus: o primeiro com o Melhor Projeto Social, e o segundo na categoria Práticas Inovadoras de RH.
Outros vencedores da premiação foram o grupo Manchester, que levou o prêmio na categoria Sustentabilidade; o grupo Malta Rio venceu a categoria de Incentivo à Educação; a empresa Novafer e a indústria X-Aço ganharam o troféu Mulheres de Aço.
Objetivo do evento
Haroldo Filho destaca que o setor da indústria do aço recebe pouca visibilidade, apesar de sua longevidade, ressaltando a importância da premiação para profissionais do ramo.
"O Troféu Rio de Aço, além de dar destaque a iniciativas importantes da indústria e que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento das cidades, também demonstrou a força de um segmento tão importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado", diz.
Haroldo justifica a escolha de Pinheiral para sediar a primeira edição do evento apontando para a crescente força da cidade como polo industrial no estado.
Homenagens
Durante a Cerimônia, deputados estaduais que tiveram participação efetiva no desenvolvimento do setor do aço também foram homenageados. Alguns dos nomes foram Gustavo Tutuca, pela criação da "Lei do Aço", André Corrêa por sua participação na construção dessa lei, e a deputada Tia Ju, por sua contribuição na Alerj.
Também homenageado na noite, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, enfatizou a escolha da cidade como sede da premiação, falando também sobre o "case de sucesso" do município, que aumentou suas arrecadações por meio das indústrias de processamento de aço.