Por:

Após acidente, poste está prestes a cair no Aterrado

Light afirma que readequação compete às operadoras de telecomunicação | Foto: Thomás de Paula/CSF

Por Thomás de Paula

Há meses postes de iluminação localizados na esquina da Avenida 7 de Setembro com a rua Jaime Pantaleão, no bairro Aterrado em Volta Redonda, estão sucateados e com fiações soltas. Relatos de moradores que frequentam as redondezas, afirmam que a estrutura atrapalha a circulação, já que fica em frente a faixa de pedestres.

Segundo uma funcionária de um bar próximo, um destes postes está nessa situação após um acidente de carro no local, registrado há pelo menos um mês, e o outro poste de iluminação que se encontra dessa forma há cerca de 1 ano pelo mesmo motivo. Ambos os postes estão inclinados e oferecem perigo às pessoas pelo risco eminente de cair.

O local, que foi noticiado pelo Correio Sul Fluminense há 8 meses com o mesmo problema, chegou a registrar casos de ônibus que puxaram a fiação e ocasionou faíscas. "Sem contar que aqui perto possui uma creche, onde várias pessoas param o carro perto do poste danificado para buscar seus filhos, e se algum fio der curto, pode causar uma fatalidade", afirmou na época um funcionário que trabalhava nas adjacências.

Operadoras devem readequar postes

Em contato com a concessionária de energia responsável pela cidade, a Light, respondeu em nota que: "a rede elétrica da companhia costuma ficar na parte alta dos postes e a fiação que fica na parte baixa pertence a outras companhias, como as de telefonia e de TV a cabo, por exemplo. Compete às operadoras de telecomunicações, proprietárias dos ativos lançados na infraestrutura da distribuidora, a correta adequação dos seus ativos às normas técnicas e de segurança aplicáveis", disse.

Ainda, também garantiu que realiza a fiscalizações constantes, além de notificar as empresas de telecomunicação sempre que identifica alguma irregularidade nos postes.

*Estagiário