Por:

Alta de preço no leite longa vida e batata

Batata inglesa volta a ficar mais cara | Foto: Thomás de Paula/CSF

Por Thomás de Paula

De acordo com dados do IBGE, a batata-inglesa teve um aumento de 14,49% nos preços e o leite longa vida, teve uma alta de 7,43% no mês de junho. Um dos fatores responsáveis pelo aumento nos preços deve-se a baixa oferta dos produtos, que também ocasionou um aumento de 0,21% nos preços para o consumidor. A inflação oficial foi medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Esse tipo de alteração nos preços já havia ocorrido este ano, quando o preço da batata-inglesa teve um aumento de quase 20% no mês de janeiro.

Segundo especialistas, mudanças climáticas são alguns dos fatores que alteram o nível de produção destes produtos, e consequentemente, o preço dos alimentos. De forma geral, a alimentação registrou inflação de 0,44% em junho.

Região sente efeitos

Na região Sul Fluminense, os consumidores e os comerciantes também estão sendo afetados pela alta nos preços. "Tem sido um desafio para mim, precisei ajustar os preços para compensar o custo mais alto", disse um comerciante de Volta Redonda, que completou: "Tenho notado que alguns clientes estão preferindo substituir a batata por outras opções mais baratas".

No caso da batata-inglesa, os consumidores estão variando a dieta. Produtos como inhame, cenoura e beterraba têm sido alternativas frequentes para pessoas que estão buscando economizar, enquanto o leite em pó está sendo uma opção mais barata em relação ao leite longa vida.

*Com informações da Agência Brasil