Com mais de mil espectadores nos concertos das fazendas históricas e 90% dos ingressos vendidos, o Festival Vale do Café, que vai até domingo (28), levando talentos da música instrumental como Ulisses Rocha, Cristina Braga, Trio Madeira Brasil e Turibio Santos às fazendas participantes do evento. Mas, quem estiver pelo centro da cidade até esta sexta-feira (26), poderão se esbarrar com jovens praticantes de violino e sopros, fazendo sua prática musical ao ar livre.
Neste ano, o evento reuniu mais de 100 alunos inscritos nos cursos gratuitos oferecidos pelo Festival, com aulas presenciais no prédio do PIM - Projeto de Integração à Música. Alunos de violão, musicalização, violino, canto e prática de orquestra demonstraram tal interesse no estudo, que os ensaios coletivos acontecem além da sala de aula.
"Recebemos alunos com muita sede de aprender este ano", comenta Rodrigo Belchior, coordenador dos cursos do Festival Vale do Café. "Eles aproveitam os intervalos para praticar com os colegas, vários com diferentes níveis de conhecimento. É lindo ver como os alunos de projetos sociais interagem com outros que já frequentam uma graduação em música, por exemplo. Este contato é valiosíssimo, inspirador, e mostra como a música tem a capacidade de promover a união", completou.
Para conferir o resultado dos quatro dias intensos de aprendizado e muitas trocas, o recital dos alunos e professores acontecerá nesta sexta-feira, dia 26, na Igreja Matriz de Vassouras, às 10h.
Outras programações
No mesmo dia, serão retomados os concertos nas fazendas históricas, com a Fazenda Florença, em Conservatória, que irá receber o Duo Bevilacqua e Assumpção pela manhã, e a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, com concerto do violonista Ulisses Rocha, às 14h30.
No sábado, dia 27, as celebrações serão na Fazenda Vista Alegre, em Valença, e na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras. Já no domingo, dia 28, será a vez da aguardada Fazenda Monte Alegre, em Paty do Alferes, que retorna à programação do Festival após 14 anos de pausa. O ingresso aos concertos nas fazendas incluem visitação guiada pelo casarão histórico e lanche com produção local.
"Mais uma vez, o Festival Vale do Café dissemina música e movimenta a economia das cidades", comentou Nelson Drucker, diretor geral do Festival Vale do Café.