O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) de Barra Mansa, está promovendo a modernização e a atualização dos sistemas de monitoramento de pressão e distribuição de água na cidade, para reduzir o desperdício de água e gerar economia aos cofres públicos. O novo projeto, que está sendo implementado por uma equipe de profissionais que atuam em diferentes áreas da autarquia, já está em funcionamento nos reservatórios e elevatórias da Região Leste, São Luiz e Santa Rosa, além das Estações de Tratamento de Água (ETA) de Antônio Rocha, Colônia e Nova.
De acordo com o gerente de informática da autarquia, Wesley dos Santos, a instalação do sistema está sendo realizada de forma gradativa e, através dele, é possível uma visão geral de toda a linha de captação e distribuição de água.
- Inicialmente nós implementamos o projeto em pontos considerados mais críticos. A próxima unidade a receber será a elevatória da Matriz, no Centro, e já estamos planejando levar para a elevatória e os reservatórios dos bairros São Vicente e de Fátima. A nossa ideia é fazer esse processo em todo o município, pois todas as equipes têm acesso ao sistema, que pode ser acessado de qualquer lugar, já que se trata de uma plataforma online atualizada a cada minuto - destacou Wesley.
Segundo o gerente de controle de perdas, Wagner Mathias Motta, o sistema, instalado inicialmente em pontos de maior preocupação, tem promovido ume série de benefícios em toda rede. "Uma das primeiras iniciativas foi a instalação de manômetros para o monitoramento da pressão e assim evitar esforço desnecessário nos equipamentos", disse.