Por:

Com estiagem, Angra fará abastecimento programado

Prefeitura e Saae reforçam ações para economizar água e reduzir o desperdício | Foto: Divulgação

O abastecimento de água em Angra dos Reis será feito de forma intermitente em alguns bairros. A medida emergencial, que acontece desde a última quinta-feira (25), é necessária por causa do período de estiagem severa, com pouco volume de chuvas, que acaba reduzindo o nível de água nas barragens onde é feita a captação.

A expectativa é que o fornecimento intermitente de água dure até setembro, época prevista para o fim da estiagem. A situação pode ser alterada a qualquer momento e estendida a outros bairros, caso as chuvas na região permaneçam escassas por mais tempo, segundo informou a prefeitura.

Durante o período de abastecimento intermitente, o Saae recomenda que os moradores reforcem as ações para economizar água, racionar o uso da água armazenada em caixas d'água ou cisternas e reduzir o desperdício.

Os bairros que terão abastecimento intermitente nos próximos dois meses foram divididos em grupos pelo Saae. Nos locais não citados, o fornecimento de água segue normalmente.

Para promover o uso consciente da água, a prefeitura recomenda práticas como a redução do tempo de banho e o fechamento do chuveiro ao se ensaboar, além de fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça. O uso da máquina de lavar sempre cheia e em ciclos completos de lavagem, bem como o reaproveitamento da água utilizada na lavadora para a limpeza do chão é outra recomendação. Outras recomendações incluem evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas e veículos, preferindo baldes, e verificar e corrigir vazamentos e infiltrações.

Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (24) 3377-6621 e (24) 3377-6551 ou pelo e-mail [email protected].