Volks de Resende utiliza energia renovável na fábrica
Operações reduziram percentuais de emissão de carbono
O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, detalhou a divulgação da segunda edição do relatório de sustentabilidade da empresa, divulgado, na semana passada. A publicação destaca os principais avanços, compromissos e impactos da companhia em sua estratégia ambiental, social e de governança (ESG) referentes ao ano de 2023.
"Entregamos mais valor na forma de veículos e serviços inovadores e eficientes, tomamos ações de efeito imediato para reduzir impactos ambientais, adotamos iniciativas de valorização de nossos colaboradores e apoiamos projetos sociais que hoje beneficiam milhares de pessoas. Tudo isso com o objetivo de garantir um futuro cada vez mais sustentável para o nosso setor", disse Roberto Cortes.
Combustível renovável
A direção da empresa ressalta que ampliou principalmente iniciativas de impacto positivo ao meio ambiente e cita o uso de combustível renovável na frota de veículos flex da companhia. A medida, em conjunto com outras, resultou em uma redução de 10,7 pontos percentuais nas emissões de carbono das operações. A VWCO aumentou a eficiência energética graças a iniciativas como a compra de energia renovável certificada (iRec), sendo 71% para a fábrica de Resende-RJ em adição a 100% já existente nas operações em Vinhedo (SP).
Também registrou melhorias nos indicadores operacionais por veículo produzido nas operações de Resende, México e Vinhedo em comparação a 2022, como a redução de 15% no uso de energia, 12% no consumo de água, 34% no uso de gás natural e 36% em resíduos para aterro sanitário. Além disso, 15% do aço utilizado pela empresa são compostos por sucata metálica reciclada.