Por:

Delegado Furtado: 'Aliados foram escolhidos com muito critério'

Pré-candidato afirma que município é o que menos cresceu na última década | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Por Sônia Paes

O pré-candidato à Prefeitura de Barra do Piraí, Delegado Antônio Furtado, do União Brasil, mostra em apenas um exemplo o motivo de ter decidido voltar à política: o município, se comparado com os outros da região, é o que menos cresceu na última década. E mais: os jovens precisam deixar a cidade em busca de emprego e, às vezes, até mesmo de uma boa educação.

"A rodoviária é o principal destino da juventude de Barra do Pirai, infelizmente. Isso porque a cidade não tem empregos e muito menos uma política para atrair empresas", disse Furtado, acrescentando que a Belprato foi uma das empresas que parou de operar no município.

Segurança pública

O pré-candidato que ficou quase um ano como titular da Delegacia de Barra do Piraí cita que o envolvimento de menores com o tráfico é grande. Na cidade com cerca de 94 mil habitantes, ele aposta que investimentos nas áreas da Educação e do Esporte seriam caminhos para retirar os jovens das ruas e mostrar um caminho próspero.

"Não podemos perder os jovens para traficantes. É muito triste ver isso acontecendo, mas a cidade não tem projetos voltados para esse público", diz Furtado, que percorreu todos os bairros e distritos de Barra do Piraí. "Em plena época de Olímpiadas, estamos na lanterna. Temos que mudar isso e fica entre os melhores".

Para Furtado, o investimento em praças de esportes serviria ainda para atender as pessoas da terceira idade. "Teriam um local para se exercitarem e para o lazer", disse.

"Conheço cada canto, conversei com moradores, mães e todas as pessoas que eu encontrei pelo caminho. São muitos problemas a serem resolvidos", resumiu. A cidade é composta de 6 distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo, Califórnia da Barra.

Falta de água

Uma outra prioridade de Furtado, caso seja eleito, é o abastecimento de água, em uma cidade cortada pelos rios Piraí e Paraíba do Sul, sendo o último responsável também pelo abastecimento de uma parte da capital carioca. Moradores de bairros como o Oficina Velha têm queixas constantes de falta de água.

"É inacreditável existir apenas uma estação de tratamento em um local com abundância de água. As pessoas que moram no Morro da Caixa DÁgua. Olhe a ironia? Ficam dias sem água", disse, acrescentando que o Califórnia depende do Saae de Volta Redonda. Detalhe: o nome do município é devido ao fato de o Rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul, formando, no município, a "barra do rio Piraí".

'Saúde pede socorro', diz Furtado

Outro pilar da pré-campanha do delegado é com relação à Saúde. Segundo ele, a Santa Casa de Misercórdia, que está novamente sob intervenção, não tem capacidade de atender os pacientes, que precisam se deslocar para cidades vizinhas. Furtado também entende que o atendimento dos postos de saúde deixam a desejar devido ao baixo número de unidades espalhadas no município. São 15 postos para atender 60 bairros, além dos cinco distritos.

"É preciso ampliar o atendimentos em postos e possibilitar que os pacientes sejam atendidos no município onde moram. Familiares se lamentam, com razão, de terem que ir para cidades vizinhas em busca de atendimento médico. Isso é um absurdo."

Público e privado

Diante do desafio de tirar do papel os projetos e transformar as críticas em soluções, Furtado tem um foco: unir o público ao privado. Para isso, ele cita que o pré-candidato a vice -prefeito em sua chapa, o Cesinha do Mercado, do PL, é empresário e conhece bem o ramo.

"Escolhi meus aliados a dedo", lembrando que tem apoio do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, do PL. A coligação tem ainda o Podemos e o Democratas.

Para incrementar a Educação, ele fala do deputado estadual, Anderson Moraes, do PL, um dos entusiastas da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). O deputado federal, Dr. Luizinho, ex-secretário estadual de Saúde, é outro que caminha com Furtado: "Ele já se dispôs em nos ajudar na área da Saúde", disse, completando que para desenvolver os projetos voltados para o Esporte tem a seu lado o deputado federal Luiz Lima, ex-secretário Nacional de Esportes, nadador profissional e professor.

Outra carta que Furtado tem na manga é o fato de ter sido deputado federal, em 2019, com mais de 100 mil votos. "Conheço como funciona a Câmara Federal e tenho aliados até os dias de hoje em Brasília. Tenho portas abertas com deputados e senadores".

Em Volta Redonda, na eleição de 2016, Furtado foi o candidato a vice na chapa de América Tereza, então candidata a prefeitura, que perdeu, na época, para Samuca Silva. "A única coisa que podem falar de mim é que sou um forasteiro, mais nada. Só que eu vi o potencial e acredito na cidade", concluiu Furtado, que trabalha como delegado há mais de 30 anos e na região foi titular das delegacias de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Barra do Piraí.