Por:

Angra recebe novo sistema de alerta contra desastres

A notificação apareceu em pop-up na tela dos celulares de moradores e turistas | Foto: Divulgação/PMAR

Angra dos Reis foi uma das 11 cidades brasileiras a receber neste sábado, dia 10, o novo sistema de alerta de desastres naturais da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta. No estado do Rio de Janeiro, somente Angra e Petrópolis foram selecionados para esta fase de implementação.

O primeiro disparo do alerta foi realizado às 15h35, na sede da Defesa Civil do município. O programa utiliza a tecnologia Cell Broadcast para avisar a população, pelo celular, sobre os riscos de catástrofes, sem exigir cadastro prévio. Desta forma, moradores e turistas recebem o alerta, que aparece como um pop-up na tela do celular, sobrepondo qualquer outra atividade, seguido de um bip de 10,5 segundos, com a opção de desativação antes deste período.

O sistema complementará outros serviços de alerta da Defesa Civil do município, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram, Google, carros de som e grupos de WhatsApp. Nos municípios escolhidos pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a tecnologia será avaliada por 30 dias, e após esse período serão feitos ajustes para que o sistema seja implementado em todo o país.

Apesar de ter sido apresentado pelo Governo Federal na última semana, o cronograma para a efetiva implementação do sistema no Rio ocorreu a partir da Lei Estadual 9.740/2022, de autoria da deputada Célia Jordão (PL), que criou o programa.

Tecnologia que pode salvar vidas

Em Angra, foi a deputada que disparou o alerta teste. "É com muito orgulho que, enfim, damos início aos trabalhos do Defesa Civil Alerta, um sistema que poderá salvar vidas, tanto as dos moradores de áreas de risco, quanto as dos visitantes e turistas que estiverem no local, já que não exige cadastro para que haja o recebimento dos avisos. Esse programa, que já ganhou proporção nacional, é uma inovação tecnológica e é essencial que seja lançado em todo o estado", afirmou a parlamentar.

O secretário municipal da Defesa Civil de Angra dos Reis, Fábio Júnior, considera que o projeto é um marco. "É um envio de mensagem em massa para a população, e esse projeto piloto vai se espalhar para o Brasil todo, sendo Angra referência para todas as Defesas Civis do estado e da União", disse.

Nos 11 municípios do Brasil, a tecnologia será testada durante 30 dias. Depois desse período, o governo fará os ajustes necessários para implementar o sistema em todas as cidades do Brasil. Participaram ainda do teste em Angra dos Reis, o prefeito de Angra, Fernando Jordão, a deputada federal, Soraya Santos, além de técnicos da Defesa Civil do município e da Anatel. Representando o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), estiveram presentes o Gerente de Capacitação da SUPDEC de Sergipe, Fabiano Macedo Queiroz, e a Coordenadora de Operações da Defesa Civil do Estado de Pernambuco, Thatiane Oliveira Rodrigues.