Por:

Olimpíadas e o incentivo do esporte

Rayssa Leal é uma das esperanças de medalha em Paris | Foto: Wander Roberto/COB

As Olimpíadas chegaram ao fim mas, segundo o doutor em Educação Física da Estácio, Sandro Ribeiro, oferecem uma oportunidade única para que os pais incentivem seus filhos a praticarem esportes, aproveitando a empolgação natural que o evento gera.

Sandro afirma que incentivar a prática esportiva desde cedo pode trazer muitos benefícios para as crianças: desenvolvimento motor, fortalecimento muscular, controle de peso, coordenação, disciplina, trabalho em equipe, superação de desafios, além da formação de hábitos saudáveis, já que a prática regular de esportes na infância pode se traduzir em uma vida mais ativa na vida adulta.

Ainda de acordo com Sandro, que é coordenador do curso de Educação Física da Estácio Volta Redonda, a idade ideal para iniciar a prática de esportes pode variar dependendo do tipo de atividade e do desenvolvimento da criança. "Cada criança é única, então é importante considerar o interesse e o desenvolvimento individual ao escolher o momento certo para começar", destacou.

O professor indica que quatro anos é a idade em que os pequenos já podem iniciar atividades físicas planejadas - exercícios físicos estruturados e repetitivos, realizados com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão física e a saúde. Elas podem incluir uma variedade de modalidades, como corrida, natação, musculação, ioga, entre outras. Ele explica que o Conselho Federal de Educação Física recomenda que atividades físicas regulares sejam iniciadas entre cinco e sete anos. Já entre oito e 12 anos é a fase ideal para a iniciação esportiva mais estruturada, com atividades variadas e multiesportivas. "As atividades multiesportivas é uma ótima maneira de manter o corpo ativo", disse.