Por:

Firjan promove 'Equipe de Corridas' para colaboradores

A equipe de corredores de Volta Redonda participa de competições em todo o estado | Foto: Divulgação - Firjan

Por Lanna Silveira

Para promover a saúde e o bem-estar entre seus funcionários, a empresa Firjan promove uma série de ações focadas em desenvolvimento físico, mental e social. Uma dessas iniciativas é a 'Equipe de Corredores Firjan', formada exclusivamente por colaboradores da empresa para participar de corridas que acontecem em diferentes regiões do Rio de Janeiro.

O propósito do grupo é estimular mudanças de hábito nos corredores, além de promover conexão entre os funcionários da Firjan e a valorização da qualidade de vida em geral.

Segundo a analista de Cidadania Corporativa, Juliana Victória Muniz, o projeto começou na Firjan em 2006 e foi motivado pela necessidade de expandir a noção de cuidado e bem-estar entre os funcionários, oferecendo ainda uma oportunidade para que colaboradores de diversas áreas da empresa pudessem interagir entre si.

Juliana explica que a equipe aceita novos participantes anualmente. Os colaboradores que demonstram interesse passam por um Teste de Aptidão Física e, em seguida, escolhem até quatro corridas disponíveis no calendário Firjan para competir.

Desde 2006, o número de membros da equipe cresceu gradativamente, tendo um aumento expressivo após o fim da pandemia de Covid-19; atualmente, a equipe tem uma média de 300 atletas.

Ainda segundo Juliana, o grupo não recebe treinamentos formais para participar das corridas. Entretanto, dias antes das competições, é comum que um aquecimento seja promovido pela equipe técnica de educação física do Centro de Referência em Saúde da Firjan.

Paixão pelo esporte

Tania Lucia Gonçalves de Souza é agente de atendimento na Firjan e participa da Equipe de Corredores há dez anos. Após ser chamada para participar do grupo por um colega de trabalho, a funcionária decidiu assistir a uma das corridas e se sentiu inspirada pelos atletas.

"Minha maior motivação foi quando vi uma alegria no rosto daqueles milhares de corredores. Logo me imaginei correndo também, parecia uma sensação muito boa", relembra.

Desde 2014, a colaboradora participou de 69 corridas e 20 maratonas. Nas últimas semanas, Tânia tem se preparado para participar da 26° Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que acontece neste domingo (18). Seu treinamento, feito por conta própria, envolve uma rotina assídua de exercícios físicos na academia.

Para Tania, as corridas se tornaram parte essencial da sua vida, sendo um hábito "difícil de parar". A adaptação ao esporte melhorou seu condicionamento físico e aumentou sua disposição, causando impactos positivos inclusive em seu desempenho profissional.

Ela também aponta que a boa relação entre os funcionários que fazem parte da equipe também se manifesta nas rotina dentro da empresa.

Tania acredita que suas habilidades melhoram a cada corrida. Em sua última competição, no Circuito Estações (Etapa Inverno), a colaboradora conseguiu alcançar seu melhor tempo.

Para a atleta, as corridas são uma forma de desafiar limites e descobrir sua própria capacidade de resistir. "Hoje não há nada mais satisfatório que uma sensação de dever cumprido ao fim de cada corrida e a vontade de me superar em todos os sentidos da minha vida", concluiu.