Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Campanha 'Ceda o lugar' chegará ao Sul Fluminense

Munir disse que é preciso conscientizar passageiros | Foto: Divulgação

A campanha "Não finja que não me viu! Ceda o lugar", parceria da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj com o Detro-RJ, será lançada em breve no Sul Fluminense. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 14, pelo deputado Munir Neto, presidente da Comissão, durante o início da campanha, em evento na Assembleia. "Já conversamos com o Lucas Arbache Arantes, presidente do SindPass para implementar essa campanha em Volta Redonda e toda a região Sul Fluminense, além de expandi-la para todo o estado".

 

Palestras de conscientização

A campanha tem o objetivo de conscientizar os passageiros de que todos os assentos dos transportes intermunicipais são preferenciais para pessoas idosas, gestantes, com deficiência ou limitação de locomoção temporária, pessoas obesas e aquelas com crianças de colo. Criada pelo Detro-RJ, a iniciativa prevê palestras em escolas, capacitação de servidores e fiscais do órgão e motoristas.

Audiência na Alerj

Munir esclareceu que muitas pessoas acham que apenas os dois assentos da primeira fileira são preferenciais, mas todos são garantidos por lei. O deputado aproveitou e convidou a todos para a audiência pública que a Comissão vai realizar dia 21 de agosto, 10 horas, no plenário da Alerj, para tratar exclusivamente da violação dos direitos da pessoa idosa nos transportes públicos de todo o estado.

Samuca se reúne com Marconi Perillo e Aécio Neves

Samuca Silva e Aécio Neves se reúnem em Brasília | Foto: Divulgação

O pré-candidato à prefeitura de Volta Redonda pelo PSDB, Samuca Silva, reuniu-se em Brasília com o presidente nacional do partido, Marconi Perillo e o deputado federal Aécio Neves, para discutir sobre a economia do município. Foram discutidas estratégias para revitalizar as indústrias do segmento metalmecânico, atrair novas empresas e gerar oportunidades de emprego. Marconi destacou a importância de Volta Redonda no cenário econômico do estado. "A cidade tem uma história marcante como um polo gerador de empregos, não só na região Sul Fluminense, mas em todo o estado do Rio de Janeiro", afirmou o presidente do PSDB.

 

Ranking de empregos

Samuca Silva ressaltou que existe a necessidade de Volta Redonda voltar a se destacar no ranking estadual de geração de empregos. "Mesmo em um cenário de retração econômica nacional, entre 2018 e 2019, Volta Redonda foi a cidade que mais gerou empregos no estado, criando 3.590 novas vagas, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)", segundo Samuca. "Atraímos investimentos e fui atrás de empresas como a Havan e Pernambucanas", disse.

Cooperativas e microempresas

O pré-candidato adiantou seus planos: fortalecer cooperativas e microempreendedores locais, fazer do Rua de Compras um projeto regional, integrar os centros comerciais da cidade, transformar o município em um polo de hospedagem para turistas em visitas na região posicionando Volta Redonda como líder na geração de empregos no estado. "A Lei do Aço também foi fundamental para colocar a cidade na discussão das empresas que ainda estão em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo", afirmou o pré-candidato Samuca Silva.