Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: VR contabiliza mais de 400 motos retiradas de circulação

Operações recolheram os veículos com adulteração | Foto: Divulgação/Semop

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), já retirou de circulação 464 motocicletas com escapamento adulterado, as populares "motos barulhentas". O balanço leva em consideração as remoções de janeiro de 2021 até agosto deste ano. A Polícia Militar também atua na repreensão da prática. As ações contra as motocicletas com escapamento modificado ou descarga livre se tornaram mais contundentes em Volta Redonda a partir da criação da pasta, em 2021.

 

Número de motos recolhidas cai

No primeiro ano de criação, em 2021, 162 motocicletas "barulhentas" foram removidas ao depósito público. No ano seguinte esse número cresceu 18,51%, com 192 veículos removidos. Já em 2023, foram 69; e até agosto deste ano, 41. As quedas nos números, segundo o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, se justificam pelas constantes fiscalizações.

"Rolezinhos" irregulares

Outra ação, foi com os "rolezinhos" - encontros de motociclistas em que costumam ser praticadas infrações de trânsito. Por meio de fiscalizações, as forças de segurança atuaram no recolhimento dos veículos. "É dessa forma que estamos conseguindo tornar Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura", disse Luiz Henrique.

Hospital São João Batista realiza mutirão de cirurgias

Pacientes passaram por cirurgias ortopédicas | Foto: Divulgação PMVR

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou uma nova etapa do mutirão de cirurgias no último fim de semana. No total, foram realizados cinco procedimentos cirúrgicos em ortopedia nesse sábado (17). Os pacientes atendidos têm idades entre 31 e 54 anos. As cirurgias realizadas nesse sábado envolveram a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito de um homem de 31 anos; videoartroscopia do joelho direito de uma mulher de 54 anos; e videoartroscopia de joelho esquerdo em uma mulher de 52 e em dois homens de 42 e 31 anos.

 

Importância da iniciativa

O doutor Flávio Reis, comandante da equipe cirúrgica, destaca a importância da realização dos mutirões de cirurgias - que também beneficiam pacientes de outras especialidades, como a urologia e oftalmologia. O médico afirma que, ao serem realizados nos fins de semana, ajudam a liberar espaço no São João Batista para outros procedimentos eletivos ou de urgência. Ele aponta, ainda, que o mutirão é possível graças aos investimentos realizados no hospital nos últimos anos.

Plano Diretor em Barra Mansa

A prefeitura de Barra Mansa está realizando uma consulta pública digital para que os moradores contribuam e façam sugestões sobre a Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do município, atualizado conforme as diretrizes do Estatuto da Cidade, cujo lema é "Fazer Cidade onde tem Cidade". O documento está disponibilizado no site da Prefeitura até o dia 31 de agosto. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, o Plano Diretor visa atender às exigências básicas da ordenação da cidade e do território municipal.