Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Miguel Pereira inaugura espaço para pessoas com TEA

Centro permite o atendimento de 214 pessoas | Foto: Divulgação

Para ampliação de sua rede de saúde, Miguel Pereira inaugurou nesta segunda-feira (19) o Espaço Azul TEAcolhe, uma iniciativa em parceria com o Governo do Estado. O novo espaço foi projetado para oferecer tratamento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando proporcionar uma vida mais funcional e independente para os pacientes atendidos.

O Espaço Azul TEAcolhe conta com uma equipe multidisciplinar, preparada para atender não apenas os pacientes, mas também suas família. A capacidade do centro permite o atendimento de 214 pessoas, cada uma, recebendo um plano de tratamento individualizado.

“O Governador tem tido um empenho pessoal aqui na cidade e também tem tido todo investimento e empenho na máquina pública que é o Governo do Estado do Rio de Janeiro, vocês sabem que nos últimos anos, Miguel pereira recebeu em recursos o que pode somar os quase 69 anos de emancipação, que não recebeu nem, 20% do que recebeu em todo governo do Governador Claudio Castro”, afirmou o prefeito André Português ao citar a parceria com o Estado.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito agradeceu o apoio e a presença das autoridades envolvidas no projeto, incluindo o Governador Cláudio Castro, a primeira-dama Analine Castro, o Deputado Federal Dr. Luizinho, o Secretário de Meio Ambiente do Estado Bernardo Rossi, a Secretária de Saúde Cláudia Mello, o Deputado Estadual licenciado e Secretário de Habitação Bruno Dauaire, o Deputado Estadual André Corrêa, o Secretário das Cidades Uruan, Carlos Eduardo, homenageado na ocasião, a Secretária de Saúde Camila Miranda e toda a equipe do Azul TEAcolhe.

Em vídeo, divulgado pelo Prefeito André Português, o Senador Romário lamentou não ter conseguido comparecer à inauguração, mas ressaltou seu compromisso com o desenvolvimento do projeto na cidade. “Tenho certeza que esse espaço vai transformar a vida de muitas famílias oferecendo atendimento de qualidade e promovendo principalmente a inclusão, podem continuar contando comigo", afirmou o senador.

Com o lançamento do Espaço Azul TEAcolhe, Miguel Pereira reafirma seu compromisso em construir um futuro mais inclusivo e saudável para todos os seus cidadãos.

Investimentos e recursos

"O Governador tem tido um empenho pessoal aqui na cidade e também tem tido todo investimento e empenho na máquina pública que é o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, Miguel pereira recebeu em recursos o que pode somar os quase 69 anos de emancipação, que não recebeu nem 20% do que recebeu em todo governo", afirmou o prefeito André Português.

Senador ressalta compromisso

Em vídeo, divulgado pelo Prefeito André Português, o Senador Romário lamentou não ter conseguido comparecer à inauguração, mas ressaltou seu compromisso com o projeto. "Tenho certeza que esse espaço vai transformar a vida de muitas famílias oferecendo atendimento de qualidade e promovendo a inclusão", afirmou.

Mangaratiba recebe o festival literário "Energia para Ler"

Evento terá programação de 10 horas diárias | Foto: Divulgação

Após passar por Angra dos Reis e Paraty, o Festival Literário "Energia para Ler" chega a Mangaratiba de 26 a 28 de agosto, no Largo Sebastião Queiroz de Almeida. Com uma programação intensa de 10 horas diárias, o evento promete ser um verdadeiro encontro de cultura, literatura e entretenimento, oferecendo teatro, saraus, cafés literários, apresentações culturais e muito mais para todos os públicos.

Mangaratiba, conhecida por seus talentos locais, será a grande protagonista do festival. Já no primeiro dia, os artistas da cidade, os "gigantes de Mangaratiba", abrem o evento. Haverá também apresentações culturais de seis escolas municipais, bandas marciais, um bate-papo com o ator Ricky Tavares, uma apresentação da Cia de Teatro Mangará, a performance do jongo de Mangaratiba e um happy hour com o cantor Daniel Castro.

"Mangaratiba é realmente um celeiro de talentos. Antes de definirmos a programação, entramos em contato com as secretarias de Educação e Cultura, que nos receberam muito bem e apresentaram os grupos culturais e talentos locais. Em Mangaratiba, conseguiremos explorar ainda mais a riqueza cultural da cidade. O 'Energia para Ler' estará ainda mais especial aqui", comemora o produtor Flávio Valadares.

No segundo dia, os alunos das escolas municipais continuarão a brilhar. Haverá também uma apresentação cultural do Grupo Cordão de Contas com o mestre Mestiço, um sarau poético, dança e o grande espetáculo "Pedaço de Mim", estrelado pelos atores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque.

O terceiro dia do festival será imperdível, com a participação da ex-ginasta Daniele Hypólito em um bate-papo sobre esporte e juventude. Também acontecerá a premiação do concurso "Luzes da Cidade", um grande café literário com autores da Academia Mangaratibense de Letras, e o Simpósio de Educação e Cultura no Centro Cultural Cary Cavalcanti, reunindo professores e fazedores de cultura em uma jornada transformadora para a rede municipal. A programação do simpósio será conduzida pelos professores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo.

Todos os dias, haverá também atividades para as crianças. A artista e contadora de histórias Letícia Prado destaca a importância dessas atividades e o que elas trarão de especial para os pequenos. "Em Mangaratiba, teremos espetáculos infantis como 'Mundo Bita', 'O Circo Chegou!' e 'As Aventuras de Pinóquio'. Serão três apresentações incríveis que a criançada vai adorar. Além disso, haverá muitas brincadeiras e animações, sempre focando no desenvolvimento integral das crianças", explica Letícia.

O "Energia para Ler" é um movimento artístico e educacional que, nos últimos três anos, percorreu 25 municípios do estado do Rio de Janeiro e, este ano, se expandirá para 35 cidades. O festival é realizado pela Motivos Produções e patrocinado pelo Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura, e pela Enel.

Após encerrar sua passagem pelo Sul Fluminense em Mangaratiba, o festival segue para a Região dos Lagos, começando por Iguaba Grande em 9 de setembro e finalizando a temporada em Silva Jardim no dia 13 de novembro. As próximas cidades contempladas são: Iguaba Grande (9 a 11 de setembro), São Pedro da Aldeia (18 a 20 de setembro), Saquarema (29 e 30 de setembro e 1º de outubro), Casimiro de Abreu (9 a 11 de outubro), Rio das Ostras (21 a 23 de outubro), Búzios (30 e 31 de outubro e 1º de novembro), e Silva Jardim (11 a 13 de novembro).

Atividades e rodas de conversa

No segundo dia, haverá também uma apresentação cultural do Grupo Cordão de Contas com o mestre Mestiço, um sarau poético, dança e o grande espetáculo "Pedaço de Mim", estrelado pelos atores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque. O terceiro dia do festival conta com a participação da ex-ginasta Daniele Hypólito em um bate-papo sobre esporte e juventude. Também acontecerá a premiação do concurso "Luzes da Cidade". Todos os dias, haverá atividades para as crianças.

Maricultura em Angra dos Reis

A prefeitura de Angra em parceria com a Associação de Maricultura da Baía da Ilha Grande (Ambig) e o Sebrae Costa Verde, realizará na próxima sexta (23), o 1º Encontro Estadual de Maricultura. O evento ocorrerá no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e reunirá representantes do setor de Angra e de outros municípios. Durante o encontro, os participantes apresentarão um panorama histórico da maricultura na região, além de discutirem projetos em andamento. Interessados podem entrar em contato com [email protected].