Por:

Volta Redonda se prepara para a segunda fase da Série C com incertezas

Mesmo com pontos fortes do setor ofensivo e de criação, time peca na defesa, que é frágil | Foto: Divulgação/VRFC

Por Thomás de Paula

 

Neste fim de semana, o Volta Redonda venceu o Figueirense em partida válida pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, e mesmo que a equipe tenha jogado as últimas rodadas com um time misto, a campanha geral da equipe liga um alerta para possíveis deficiências na equipe que precisam ser corrigidas para a disputa da segunda fase.

O Volta Redonda vai enfrentar o Botafogo-PB e o São Bernardo, duas equipes que fizeram uma campanha sólida durante a primeira fase e que venceram o Tricolor de Aço no confronto direto. O Botafogo-PB terminou a primeira fase como primeiro colocado com apenas 2 derrotas em 19 partidas, e no confronto direto com o Voltaço, venceu por 3x1 no Raulino de Oliveira. Além de ser o terceiro melhor ataque da competição com 33 gols, 3 a mais que o Voltaço.

O São Bernardo é uma equipe que possui pontos fortes parecidos com o Botafogo-PB, também venceu o Volta Redonda por 3x1 no Raulino de Oliveira e tem um dos melhores ataques da competição, sendo 29 gols, entretanto, se destaca pela forte defesa apresentada nesta primeira fase, com apenas 16 gols sofridos, enquanto o Volta Redonda sofreu 28 gols, segunda pior defesa da Série C.

O Remo é a equipe que “corre por fora” neste grupo, teve mais oscilações e se classificou com dificuldades, garantindo a vaga apenas na última rodada, é uma equipe que se destaca em poucos pontos, mas que sempre pode oferecer perigo nas partidas em casa, mesmo tendo perdido em casa para o Volta Redonda no início da competição.

Já o Volta Redonda tem um dos melhores elencos da Série C, fez uma campanha de altos e baixos em comparação aos grandes favoritos do campeonato, garantindo pontos contra equipes da parte de baixo da tabela, mas tinha grandes dificuldades contra as equipes mais fortes da competição. O setor ofensivo e o setor de criação da equipe têm sido alguns dos seus pontos fortes, mas a defesa frágil ainda preocupa, principalmente se for levar em consideração a campanha da temporada anterior, que o Volta Redonda teve o melhor ataque, uma das piores defesas do campeonato e não conquistou o acesso graças ao saldo de gol e falhas defensivas em momentos cruciais.