Queimadas aumentam em Pinheiral e moradores sofrem

O alastramento das chamas é facilitado pelo atual tempo seco

Por

Com falta de bombeiros, fogo demora a ser controlado

Por Lanna Silveira

Os moradores do bairro Jardim Real, em Pinheiral, alegam o aumento da ocorrência de queimadas no local nos últimos meses. Em algumas ocasiões, o fogo atinge áreas próximas às residências do bairro, gerando risco de incêndio, além de afetar quem possui doenças respiratórias e gerar sujeira e mau cheiro nas ruas.

Thayenne de Oliveira mora no bairro há quatro anos e explica que as queimadas acontecem com mais frequência em época de tempo seco. A causa dos incêndios, segundo a moradora, seria o acúmulo de mato seco como consequência da grande quantidade de terrenos baldios e sem conservação no bairro.

Emanoely Rodrigues, que também reside há anos no bairro, já encontrou focos de queimadas com velas, garrafas de bebida alcoólica e cesto de palha, indicando episódios de incêndio intencional.

Outros moradores acreditam que algumas queimadas sejam iniciadas para limpar terrenos e eliminar lixo.

Alguns dos transtornos que os incêndios causam ao bairro são o cheiro forte de fumaça, a fuligem despejada nas ruas, além do risco de incêndio em residências e a destruição da flora local.

Para a moradora Aline Baltar, outro ponto negativo das queimadas é o potencial de afetar pessoas com problemas respiratórios.

"Tenho rinite alérgica e a fumaça é terrível pra mim. Infelizmente, as pessoas não se importam muito com o meio ambiente, mas talvez tenham mais empatia se conscientizando dos males que fazem as pessoas que sofrem com a fumaça derivada do fogo", pontua.

Uma das principais reclamações da comunidade é sobre o tempo de resposta dos bombeiros, que muitas vezes demoram horas para atender o bairro. O morador Luciano Muniz explica que a lentidão ocorre pela ausência de um corpo de bombeiros em Pinheiral, fazendo com que cidade seja atendida pela unidade de Volta Redonda.

"Na grande maioria das vezes que os chamamos não fomos atendidos. No último incêndio, os próprios moradores saíram com mangueiras de jardim e fizeram um corredor para que o fogo não chegasse até às casas. Somente após o fogo estar controlado, o carro pipa da prefeitura chegou" relembra.

Para os moradores, algumas atitudes que poderiam ser tomadas por autoridades para evitar a ocorrência de queimadas são a limpeza frequente dos terrenos não habitados, incluindo capina do mato seco, além de uma campanha de conscientização contra o descarte irregular de entulhos e contra a prática desses incêndios.

A população também acredita que a criação de uma brigada de incêndio própria seja essencial para a cidade.

Esclarecimentos

Em nota, a prefeitura de Pinheiral afirma estar ciente das reclamações dos moradores do bairro Jardim Real, explicando que o período recente de poucas chuvas facilita a propagação de incêndios em vegetações.

O governo municipal garante que suas equipes estão intensificando o monitoramento de áreas de risco, além de realizar campanhas periódicas de conscientização sobre queimadas nas escolas.

A prefeitura ainda alerta que queimadas são ilegais, e que quem comete o crime está sujeito a punições como reclusão e pagamento de multas significativas.

Para auxiliar na contenção das queimadas, a prefeitura disponibiliza os seguintes canais de denúncia da Defesa Civil, pelos números (24) 3356-6746 e (24) 99968-3826; da Fiscalização Ambiental, pelo número (24) 99987-4233; e do Meio Ambiente, pelo número (24) 99987-5423.