'Defesa Civil em alerta' demonstra projeto em Angra dos Reis no sábado

Por

Demonstração do sistema acontecerá neste sábado (10)

Por Redação

Angra dos Reis foi selecionada como uma das cidades-piloto para implementar o sistema "Defesa Civil Alerta", uma ferramenta que visa informar a população sobre possíveis desastres naturais por meio de mensagens de até 160 caracteres. A demonstração do sistema ocorrerá no sábado, 10 de agosto, a partir das 15h.

Graças à tecnologia utilizada no aplicativo do Governo Federal, alertas de emergência serão enviados para todos os celulares localizados nas áreas de risco identificadas pela Defesa Civil, sem a necessidade de cadastramento prévio. As mensagens aparecerão como um pop-up na tela do celular, sobrepondo qualquer outra atividade em andamento.

Durante a demonstração, será enviado um aviso simulando um evento extremo. Um som que imita uma sirene tocará por 10,5 segundos nos celulares, com a opção de desativação antes desse período. A mensagem incluirá a seguinte informação: "DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência em ANGRA DOS REIS/RJ. Para mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA."

O "Defesa Civil Alerta" complementará outros serviços já existentes de aviso da Defesa Civil do município, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram, Google, carros de som e grupos de WhatsApp. Além de transformar o celular do destinatário em uma sirene portátil, o sistema se destaca por não exigir cadastro prévio e nem conexão à internet para o recebimento das mensagens.

Considerando que Angra dos Reis é uma cidade turística, a nova ferramenta será fundamental, especialmente para os turistas que não estão cadastrados no serviço de SMS da Defesa Civil. Com o "Defesa Civil Alerta", os visitantes poderão receber informações sobre riscos de fortes chuvas na região, sem necessidade de cadastro e no idioma nativo do usuário.

Projeto piloto

O governo federal lançou nesta quarta-feira (7), em Brasília, o projeto-piloto do Defesa Civil Alerta, sistema de alertas contra desastres provocados por eventos climáticos.

Ao todo, 11 municípios foram selecionados para os primeiros testes: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que a tecnologia - criada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia - utiliza a rede de telefonia celular para emitir alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O sistema funciona, inclusive, em celulares em modo silencioso.

*Com informações da Agência Brasil