Prefeitura rebate críticas de pré-candidato de B. do Piraí
Declaração sobre cidade ter crescido menos é dada como "errada"
A Prefeitura de Barra do Piraí rebateu, por meio de nota, as declarações dadas pelo pré-candidato a refeito, Delegado Antonio Furtado, em entrevista concedida na Redação do Correio Sul Fluminense. Um dos pontos rebatidos pela prefeitura foi com relação à declaração de Furtado de que "o município, se comparado com outros da região, é o que menos cresceu na última década".
- Primeiramente, o delegado afastado acusa que a geração de empregos e a educação são deficitárias e que os jovens barrenses precisam buscar outras alternativas. Sinceramente, ele não poderia estar mais errado. Nos últimos anos, Barra do Piraí investiu muito na geração de empregos diretos e indiretos. A cidade conseguiu alcançar novos estágios de evolução, algo claramente visível por meio da vinda de empresas, lojas e o desenvolvimento de novas obras para pontos estruturais, que já estão trazendo desenvolvimento econômico para a região - diz a nota.
A nota elenca ainda a instalação de empresas como como a MOR, Brasilata e Acso. "No ano passado, 2023, outras empresas vieram para o município, dentre elas a Módulo Rio. E, nesse ano, 2024, isso não parou, já que a empresa Lorenfer começou a se instalar na cidade. Como resultado, em 2023, Barra do Piraí ficou com um saldo positivo anual de 1.363 empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), permanecendo entre os melhores saldos anuais do Sul Fluminense (4° da região)".
Sobre a segurança, a prefeitura afirma que foram inaugurados o Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) da Califórnia, Incorporamos a cidade, graças a uma parceria com o Governo do Estado, principalmente através da figura do governador Cláudio Castro, ao Segurança Presente e, no 10º Batalhão da Polícia Militar, foi construído o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), lugar onde as imagens de 222 câmeras de monitoramento são acompanhadas, 24 horas por dia, por agentes de segurança do município.
Sobre as críticas relacionadas ao esporte, a prefeitura afirmou que foram criados projetos como o "Esporte em Ação", com práticas de futsal, basquete, kick boxing, vôlei e capoeira, e o "Movimento é vida", entre outros.
A respeito das Estações de Tratamento de Água, a prefeitura diz que a cidade tem ao todo, nove ETAs e quatro poços artesianos abastecem a cidade. "De certo que várias delas são datadas da década de 1940. Porém, nós nunca deixamos de pensar em melhorias para o setor, desde janeiro de 2017. Os documentos comprovam".
Na área da Saúde a prefeitura cita a reforma de cinco postos, implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas e de um Centro Municipal de Apoio aos Pacientes Oncológicos e Familiares.
Foram feitos ainda mutirões de exames, como o "Zera Filas", e de cirurgias como as vesículas e de práticas ligadas à catarata. "Nesse período, de 2017 a 2024, a saúde municipal conseguiu assegurar 3.382 operações de catarata, tanto através de agendamentos quanto de cirurgias feitas", afirma a nota.