Mário Esteves faz balanço de sete anos da Saúde
Prefeito de Barra do Piraí diz que houve avanços significativos
Por Redação
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, fez um balanço do trabalho realizado na área de Saúde desde 2017. Entre elas, a estrutura das unidades básicas e das Estratégias de Saúde da Família (ESF), reformas a partir de intervenções, melhorias na vacinação e no combate a doenças e muitas outras.
-Assumir uma cidade que estava deficitária, com certeza, é um grande desafio para qualquer político, entretanto a situação foi encarada de frente. Com isso, o governo conseguiu angariar conquistas, sendo uma das "joias" a Saúde municipal - afirmou
Segundo ele, cinco postos foram reformados (chegando a seis em breve), foi feita a implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas e de um Centro Municipal de Apoio aos Pacientes Oncológicos e Familiares, além de mutirões de exames e de cirurgias.
-Nesse período, de 2017 a 2024, a saúde municipal conseguiu assegurar 3.382 operações de catarata, tanto através de agendamentos quanto de cirurgias feitas - disse.
Intervenções reconhecidas
O prefeito cita ainda que o governo do Estado reconheceu como "ótimo trabalho feito na intervenção na Cruz Vermelha". A Santa Casa passa pela segunda intervenção. "As intervenções só mostram mais um compromisso com a população", resumiu.
A cidade de Barra do Piraí, informou a prefeitura, contou por um longo período com uma saúde pública deficitária que o fez ocupar o 74° lugar dentre os 92 municípios do Estado do Rio no ranking do Índice Sintético Final (ISF).
Agora, segundo dados repassados pela prefeitura, tem nota de 8,34 e assumiu o 5° lugar na região e 8° lugar no estado no ranking ligado ao desempenho da Atenção Primária, com 25 equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família.
'Adoção de medidas'
A melhoria, segundo informou a prefeitura, ocorreu através de uma série de estratégias decisivas na Atenção Primária. Com isso, "em cerca de dois anos a cidade se destacou na colocação do quarto quadrimestre do antigo programa Previne Brasil.
-No início do governo o maior problema era a saúde, a cobertura dos postos era precária e os hospitais estavam à beira do colapso, mas, ao longo do tempo, graças a muitos esforços, conseguimos o respeito dos servidores e refazer a área, que por muito tempo permaneceu sendo 33% do orçamento municipal, mais que o dobro exigido pela lei - explicou Mário Esteves.
Ele classifica como "significativa a evolução na área da Saúde: "Hoje, tenho absoluta certeza da qualidade do setor. Nós amparamos a saúde do município, não desistimos. Posso garantir o quanto nos esforçamos e que sempre permanecemos focados em oferecer o melhor à população", afirmou o prefeito, que está no segundo mandato consecutivo, e por isso, não pode se candidatar novamente.