Ibama promove vistoria em central nuclear em Angra

Medida faz parte do processo para nova licença das usinas

Por

Usinas de complexo nuclear de Angra seguem protocolos para obetenção de licença

Entre os dias 30 julho e 1º de agosto, a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) recebeu analistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para uma série de vistorias essenciais à obtenção da nova Licença de Operação (LO) das usinas nucleares Angra 1 e Angra 2.

O objetivo principal da vistoria foi avaliar as condicionantes ambientais necessárias para a continuidade da operação da Central Nuclear, além de inspecionar as estruturas e sistemas relacionados a produtos SF químicos tóxicos e inflamáveis.

No primeiro dia, foi apresentada à equipe do Ibama a estrutura da CNAAA, como as áreas vigiadas e protegidas. A empresa também teve a oportunidade de detalhar a estrutura de atendimento a eventos químicos, os kits de emergência disponíveis e as ações para melhoria da prevenção de incidentes. Após a apresentação, os analistas foram conduzidos para uma inspeção nas áreas externas e nas usinas Angra 1 e Angra 2.

O segundo dia de vistorias envolveu inspeções de campo nos depósitos e no prédio de monitoração do Centro de Gerenciamento de Rejeitos (CGR), na área do reservatório de água de emergência, na Estação de Pré-tratamento de Água (EPTA), nas instalações do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), no Projeto Tartaruga Viva, entre outros locais.

No terceiro e último dia, os analistas do Ibama dedicaram-se à discussão do atendimento das condicionantes da LO, com foco na emissão da nova licença para a CNAAA. As atividades ocorreram conforme o planejado e o retorno preliminar dos analistas foi positivo. O relatório final, contendo o parecer da equipe do Ibama, ainda não tem prazo definido para ser enviado.

"Toda a equipe da Eletronuclear estava preparada para essa vistoria. Agora, aguardamos o relatório final, mas estamos confiantes de que obteremos a nova licença para continuar operando nossas usinas com segurança e eficiência na produção de energia elétrica de fonte nuclear no país", afirmou a assessora de licenciamento nuclear e ambiental, Carla Caetano.

As vistorias são realizadas periodicamente, com acompanhamento anual das condicionantes da LO por meio de relatórios entregues ao Ibama. Nesse sentido, a Eletronuclear reafirma seu compromisso com a segurança ambiental e operacional de suas instalações,  visando sempre a excelência na produção de energia elétrica de fonte nuclear.

Presidente da Eletronuclear em eventos

O presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, estará presente em três encontros de grande relevância para o setor de energia nesta semana para contribuir nas discussões sobre o futuro da energia nuclear e o desenvolvimento sustentável. Entre eles, o Rio Innovation Week, o maior evento global de tecnologia e inovação.

A participação em iniciativas desse porte reforça o compromisso da empresa em contribuir para debates estratégicos que impactam o futuro da energia no Brasil e no mundo, além de fortalecer sua posição como um ator essencial na busca por soluções energéticas sustentáveis e inovadoras.

A programação

Na quinta-feira (15), às 9h, Lycurgo será palestrante em um seminário sobre energia nuclear, realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, após iniciativa do deputado federal Reimont. O evento ocorrerá no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e abordará a importância da energia gerada a partir da fonte nuclear e das empresas que compõem esse setor estratégico, como a Eletronuclear, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

Ainda na quinta-feira, às 16h, o presidente participará do Seminário Economia do Mar, que será realizado no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói. Durante o evento, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ), Lycurgo ministrará a palestra "Setor de energia, o futuro através da economia do mar sustentável". A discussão reunirá líderes e especialistas para explorar as tendências e inovações que estão moldando o futuro e promovendo o desenvolvimento local.

Já na sexta-feira (16), será a vez do Rio Innovation Week, que acontece no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. Lycurgo vai participar de um painel sobre a energia termonuclear na construção de um mundo mais descarbonizado. O debate reunirá a presença de outros grandes nomes do setor, como o deputado federal Júlio Lopes, o coordenador de energia nuclear do governo do Estado do Rio, João Leal, e o presidente da INB, Adauto Seixas. A conferência será realizada das 13h às 14h.