Casa do Empreendedor de VR ganha ponto de atendimento em shopping
Por Redação
A Casa do Empreendedor Délio Avellar, da Prefeitura de Volta Redonda, espaço vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e destinado para auxiliar os empreendedores voltaredondenses, conta agora com um ponto de atendimento no Vírgula Hub de Inovação, no Shopping Park Sul.
O atendimento é gratuito e acontece toda sexta-feira, das 10h às 16h.
Os serviços oferecidos são formalização MEI (Microempreendedor Individual), alteração dos dados cadastrais; baixa do MEI; declaração anual de faturamento; emissão dos boletos e parcelamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); inscrição estadual; DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista); e alvará.
-Com a alta demanda dos empreendedores no Vírgula Hub, viu-se a necessidade de atendimento especializado para esse público em específico - destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sergio Sodré.
Ainda segundo ele, o projeto Vírgula HUB "tem como objetivo impulsionar os negócios locais com workshops, oficinas, palestras, aceleração de ideias para startups, e muito mais".
Referência em atendimento
A Casa do Empreendedor de Volta Redonda conquistou o Selo Ouro de referência em atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs) do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em março deste ano. Em 2023, o espaço já havia conquistado o primeiro lugar do Médio Paraíba no mesmo ranking e ficado na quinta posição na classificação estadual.
"Conseguimos atender desde o Microempreendedor Individual até empresas de grande porte. Qualquer empresário ou contador que tiver alguma dúvida, temos uma equipe especializada para ajudá-lo", explicou o coordenador da Casa do Empreendedor de Volta Redonda, Haroldo Fernandes.
A Casa do Empreendedor está localizada na Rua Quinhentos e Trinta e Cinco, número 34, no bairro Jardim Paraíba. O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 13h às 16h.
Conceitos de empreendedorismo
O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro "Capitalismo, socialismo e democracia", publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.
Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.
Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele considera como o empreendedor.
*Com informações do site do Sebre-RJ.