Ex-diretor da Petrobras é preso em Volta Redonda

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, ele estava foragido

Por

Bairro Niterói, em Volta Redonda, interior do Rio, onde ex-diretor da Petrobras foi preso

Por Sônia Paes

Moradores do bairro Niterói, em Volta Redonda, sul do interior do Estado do Rio de Janeiro, ficaram perplexos na manhã de sábado, dia 17, ao saberem que o ex-diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, de 69 anos, tinha sido preso no bairro, em uma operação da Polícia Federal. Ele é condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato, e estava junto com a mulher, Maria Auxiliadora Tibúrcio Duque, na casa onde foi preso.

Segundo o delegado da Polícia Federal de Volta Redonda, Carlos Alberto da Silva Santos, ele não apresentou nenhuma resistência ao mandado de prisão definitivo cumprido por agentes da PF do município. A prisão foi feita bem no início da manhã, por volta das 7 horas, e ocorreu de forma discreta sem causar qualquer tipo de alvoroço no bairro.

- A Polícia Federal o localizou em uma casa no bairro Niterói, após o cruzamento de informações de inteligência do Núcleo de Capturas da PF no Rio de Janeiro e apoiado pelo Grupo de Capturas da Delegacia de Volta Redonda - disse o delegado, em entrevista exclusiva ao Correio Sul Fluminense, do Grupo Correio da Manhã.

Renato Duque era considerado foragido desde que a Justiça Federal de Curitiba expediu o mandado de prisão contra ele no último dia 18 de julho. Ou seja: há quase um mês. A PF, no entanto, não revelou se desde então ele já estava em Volta Redonda. "Não dá para precisar, mas desde a decisão da Justiça de Curitiba a Polícia Federal já vinha o monitorando", disse o delegado, que acompanhou toda a operação da base da Polícia Federal.

- Foi empregado trabalho de inteligência para a captura, sendo usado somente uma equipe policial para efetuar a prisão - explicou.

O mandado de prisão definitiva é referente à pena de 39 anos, 2 meses e 20 dias em regime fechado. Originalmente, essas penas eram de 45 anos, 9 meses e 19 dias, mas ele teve desconto de mais de 6 anos que já foram cumpridos durante a Lava Jato.

O mandado de prisão é consequência de três sentenças que transitaram em julgado (quando não têm possibilidade de recurso), além de uma quarta sentença que ainda está tramitando.

Na manhã do mesmo sábado, ele foi levado para o presídio de Benfica, na zona norte do Rio, onde aguardava a audiência de custódia. Até o fechamento desta edição, por volta das 19 horas deste domingo, não havia informação se a audiência havia ocorrido. O jornal tentou falar com a defesa do ex-diretor, mas não obteve retorno.

'Dormindo ao lado do Batalhão e da PF'

O local escolhido por Renato Duque para se esconder fica a poucos metros da sede do 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). E mais: é vizinho ao bairro Aterrado, onde funciona a sede da Polícia Federal. O ex-diretor estava entre a PF e a PM e, no tempo em que permaneceu na casa com a sua mulher, não foi visto por moradores ou passou despercebido.

- Nem imaginava que isso estava acontecendo no bairro, que tínhamos uma pessoa foragida na vizinhança. E um dos primeiros a serem presos pela Lava Jato - disse um morador da Rua São Gabriel, que fica no bairro, conhecido por ser residencial e ter índice quase zero de violência.

O bairro abriga ainda um condomínio fechado, conhecido como "Fazendinha", habitado pela classe média alta. E chegou a ser cogitado como um dos possíveis locais onde a operação da PF teria ocorrido, inclusive pelos próprios moradores. "Teve alguma prisão aqui hoje?", indagou um morador, ao porteiro, quando saía de casa, por volta das 14 horas. E teve resposta negativa: "Não teve nada aqui. Foi em outro lugar", explicou o porteiro, acrescentando que o seu colega de trabalho, que tinha deixado o turno às 7 horas da manhã, relatou ter sido tranquilo o plantão, sem nenhuma anormalidade.

Símbolo do Natal

O bairro Niterói, além de ser o mais antigo de Volta Redonda, é conhecido por moradores de toda a região do Médio Paraíba pela decoração natalina em suas ruas. Uma tradição que surgiu há pelo menos 30 anos e encanta a todos com a Casa do Papai Noel, sinos, renas, guirlandas e luz.