Plano de Redução de Riscos em Angra

Por

Plano Municipal de Redução de Riscos está na segunda fase

O primeiro relatório referente ao trabalho realizado pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Angra dos Reis foi entregue, de forma simbólica, na última sexta-feira (16), acompanhando os dois primeiros meses da ação.

A apresentação do documento aconteceu na parte da manhã, no auditório da sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, no São Bento.

Representantes da Prefeitura de Angra, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de outras organizações envolvidas no plano participaram do evento, por meio do Comitê Municipal de Acompanhamento e Execução do Plano Municipal de Redução de Riscos. A ação é coordenada pelo Departamento de Mitigação e Prevenção da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Angra dos Reis foi um dos 20 municípios selecionados em todo o Brasil e um dos dois municípios do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento do plano.

O principal objetivo do PMRR é oferecer ações estratégicas para o monitoramento, redução ou controle das situações de riscos em áreas mapeadas do município. A ideia é também incorporar o conhecimento das comunidades na elaboração desse mapeamento e na proposição de ações, gerando uma coprodução e, como consequência, uma apropriação dos moradores relacionada ao planejamento.

Vinte e seis localidades do município foram consideradas prioritárias em relação ao PMRR. Atualmente na segunda fase, com ações de sobrevoos de drones, mapeamento colaborativo e setorização de risco relacionado às comunidades, o plano teve início em abril deste ano, e tem previsão de conclusão para setembro de 2025.