Incêndios florestais crescem

Por

O número de incêndios florestais no estado do Rio de Janeiro cresceu cerca de 85% este ano.

Volta Redonda está na lista do ranking dos municípios mais afetados por incêndios florestais no Estado do Rio. A divulgação foi feita nesta segunda-feira, dia 26, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Em todo o Estado, o número de incêndios florestais cresceu cerca de 85% este ano. Só nos oito primeiros meses, a corporação já atendeu 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em 2023, o CBMERJ atuou em 11.037 combates a fogo em vegetação. De 1° de janeiro a 23 de agosto foram 7.417 chamados. Já em 2024, até agora, houve 13.595 acionamentos, 2.558 a mais que em todo o ano anterior.

No topo da lista estão Rio de Janeiro (4.513), São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561), seguidos por Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

A corporação atua por terra e ar no combate aos focos. Aeronaves, drones, viaturas especializadas e bombeiros militares especialistas em incêndio florestal trabalham dia e noite para evitar a propagação das chamas. Outra arma que a corporação utiliza, cada vez com mais frequência, é a informação. Campanhas na imprensa e nas redes sociais alertam para os riscos de práticas comuns que podem levar a grandes desastres ambientes, com prejuízos para a flora, a fauna, vidas e bens.