Volta Redonda define data para edição de Olímpede

Olimpíada começa em 29 de novembro no Clube dos Funcionários

Por

Olimpede 2024 promete mais participantes e novas modalidades em Volta Redonda

Por Thomás de Paula

A Olimpede, Olimpíada da Pessoa Deficiente, é uma competição anual organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) realizada no município de Volta Redonda, mas de caráter nacional, que este ano irá contar com a participação de instituições de Brasília, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O evento tem duração de três dias e tradicionalmente é realizado no início do mês de setembro, mas por causa das eleições municipais, o evento tem data prevista para ter início no dia 29 de novembro. A abertura da Olimpede será feita no ginásio do Clube dos Funcionários.

O início de tudo

A competição foi idealizada nos anos 80, realizada pela primeira vez em 1987. Na época, surgiu com a ideia de ser uma competição municipal, no entanto, deixou de acontecer por uns anos e voltou a acontecer em 1997. A partir de 1999 a Olimpede passou a ter caráter nacional, abrangendo instituições de todo o país.

A SMEL estima que a Olimpede de 2024 terá quase 3000 atletas participantes e 119 instituições presentes no evento, superando os números de 2023, que contou com cerca de 1700 participantes e 83 instituições. Estarão presentes no evento 48 municípios, sendo 36 do estado do Rio de Janeiro.

Valorização dos atletas

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, o projeto não foca apenas na competitividade, e valoriza todos os atletas que participam de cada modalidade:

-A gente faz a premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocado, mas todos aqueles que não se classificaram na modalidade ganham uma medalha de participação. A gente chama de 'campeões da vida', só de estarem aqui já é uma vitória - ressaltou Rose, que completou: "Eu nem chamo de evento, eu falo que é um projeto, porque é um projeto de vida para eles, eles ficam treinando e se preparando para vir para Volta Redonda".

A Olimpede 2024 terá diversas modalidades, como natação, atletismo, futsal, cabo de guerra, tênis de mesa, voleibol, badminton, taekwondo, além de jogos de salão (dominó, dama e xadrez), e também irá contar com judô e goalball, duas modalidades inéditas no evento.

As modalidades serão adaptadas para trazer acessibilidade para PCDs, abrangendo deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais, com a presença de voluntários para auxiliar e dar suporte aos atletas.