As detonação das rochas na pista de subida (sentido São Paulo) da Serra das Araras, desde ontem (10), passaram a acontecer das 14h às 16h e se manterá assim até esta quinta-feira (12). De acordo com a concessionária responsável pela via, CCR RioSP, a mudança no horário atende a um pedido da Prefeitura de Piraí que estava com dificuldade de conciliar os horários de aula dos alunos da rede municipal com o horário das detonações, que vem acontecendo das 11h30 às 13h30.
- Após receber o pleito da Prefeitura de Piraí, fizemos uma análise interna com os times de obras e, principalmente, operação, e foi possível atender a mudança no horário das detonações sem afetar o cronograma da obra. Desde o início dos trabalhos de detonações, a concessionária tinha um estudo de tráfego que apontava a janela das 11h30 às 17h para as atividades programadas por ser um período com um volume de tráfego menor, o que permitiu realizar a alteração, pois a educação das crianças da rede municipal de ensino não pode ser comprometida com a suspensão de aulas nas datas com detonações -, explicou Denysson Canesso, Gerente Executivo de Engenharia Obras da CCR RioSP.
Detonações diárias
Outro anúncio foi de que a partir da semana do dia 16 de setembro, as detonações passarão a ser diárias - de segunda a quinta-feira -, sempre no novo horário - das 14h às 16h. O número de frentes de detonações subirá para três podendo chegar a quatro no pico do mês. "A obra está avançando dentro do cronograma previsto", completou Denysson. A interdição da pista permanece no km 226.